Caixa anuncia concurso para determinado grupo de pessoas; entenda

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que um novo concurso será realizado para a contratação de pessoas com deficiência.

A Caixa Econômica deve liberar, em breve, edital de abertura para concurso com mil vagas – específico para as pessoas com deficiência. As vagas serão destinadas para esse público porque existe, atualmente, apenas 1,5% do quadro de funcionários sendo ocupado por pessoas com deficiência. Um percentual bem abaixo do que é exigido por lei, ou seja, 5% dos funcionários.

continua depois da publicidade

O anúncio foi feito na quarta-feira, dia 11 de agosto, durante entrevista com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ao programa A Voz do Brasil. Na ocasião, ele falou que a realização do concurso da Caixa será necessária para atender a demanda das 268 novas agências que serão instaladas em todas as regiões brasileiras.

Guimarães informou, ainda, que já foram abertas duas agências esta semana.

continua depois da publicidade

“Na segunda inaugurei duas no interior do Paraná. São 100 de agronegócio e 168 com perfil mais social, em especial no Norte/Nordeste, em estados como Pará e Maranhão. Cada um deles terão mais de 25 novas agências. Em locais onde as pessoas andavam horas dez horas, três nas agências”, explicou.

Contratação de 10 mil pessoas para as novas agências

As novas agências que serão instaladas em regiões afastadas vão beneficiar 10 milhões de pessoas, especificamente aquelas que vivem em lugares onde não existem bancos próximos. Para garantir o funcionamento dessas novas unidades da Caixa, serão contratadas cerca de 10 mil pessoas entre concursados e prestadores de serviço.

“Contratação 10 mil pessoas, em especial, naqueles lugares onde ninguém está. Nós temos um concurso válido desde 2014. Este concurso nós chamamos as pessoas, mas existe ainda uma demanda de pessoas com deficiência. Hoje, só existe 1,5% de pessoas com deficiência na Caixa e o mínimo da lei é de 5%. Chamamos todos do concurso. E, logo abriremos mil vagas para as pessoas porque temos que chegar a cinco por cento”, explicou.

Ainda durante entrevista, Pedro Guimarães informou que também serão contratados terceirizados. Ele disse que, dentre eles, estão os seguranças que vão prestar serviço nas novas unidades bancárias. Essas contratações de novos colaboradores devem acontecer logo porque as agências já estão sendo instaladas.

Lei de cotas para pessoas com deficiência

De acordo com a Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, no artigo 93, que ficou conhecida como a Lei de Cotas, especifica a obrigatoriedade das vagas nas que serão destinadas para pessoas com deficiência. Nela, diz que “a empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência”.

continua depois da publicidade

Acompanhe as proporções previstas em lei:

  • Até 200 empregados deve destinar 2% das vagas;
  • De 201 a 500 empregados deve destinar 3% das vagas;
  • De 501 a 1.000 empregados deve destinar 4% das vagas;
  • De 1.001 em diante deve destinar 5% das vagas.