Em razão da atual demanda dos serviços, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que irá incorporar em seu quadro servidores alguns funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Apesar disso, um novo concurso Anvisa não foi descartado.
A informação foi passada pelo diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, durante uma palestra virtual realizada no último dia 13 de julho. De acordo com ele, o processo já está avançando. “Em muito curto prazo, estarão conosco”, afirmou.
Anvisa deve absorver servidores de outras pastas
Vinculada ao Ministério da Saúde, a Anvisa é uma agência reguladora responsável pelo controle sanitário de produtos como medicamentos, vacinas, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, dentre outros. Principalmente no período de pandemia, as demandas do órgão cresceram de maneira considerável.
Ainda segundo Torres, a absorção dos funcionários da Infraero é uma solução pontual, assim como houve parcerias para mobilização de servidores de outras áreas e contratações terceirizadas não estão descartadas.
Novo concurso Anvisa: 100 vagas foram solicitadas
Uma solicitação foi realizada em maio de 2021 para o preenchimento de 100 vagas efetivas, por meio de concurso público, para profissionais de níveis médio, médio técnico e superior. A Anvisa agora aguarda o parecer do Ministério da Economia.
Antes, a pasta já havia solicitado um novo certame, diretamente para o ministro da Economia, Paulo Guedes, para abertura de 94 novas vagas para suprir o déficit de servidores.
“A Anvisa aguarda a autorização do Ministério da Economia para realizar o seu próximo concurso público. Ainda não existe previsão para a publicação do edital do certame, onde constarão todos os detalhes da seleção”, explicou a assessoria de comunicação da Anvisa.
Último concurso Anvisa
O concurso Anvisa nº 1/2016 se destinou ao preenchimento de 78 vagas e formação de cadastro reserva no cargo de Técnico-Administrativo (58 vagas foram de ampla concorrência, quatro para candidatos com deficiência e 16 para candidatos negros).
Os servidores contratados na época teriam direito a remuneração inicial de R$ 6.002,14 para 40 horas semanais.
Técnicos Administrativos exercem atividades administrativas e logísticas de nível intermediário da agência. A lotação dos candidatos aprovados seria na sede da Anvisa, em Brasília.
No concurso Anvisa de 2016, que ficou por conta do Cebraspe (Cespe/UnB), foram aplicadas provas objetivas e prova discursiva.