O novo concurso PRF finalmente foi autorizado. Com base na portaria de nº 25.412 (SEDGG/ME), serão fornecidas 1.500 vagas efetivas para o cargo de Policial Rodoviário Federal (nível superior em qualquer área de formação). Aqueles que se classificarem deverão patrulhar as principais estradas e vias federais, com o propósito de fiscalizar o trânsito e impedir a criminalidade nas rodovias.
Conforme a medida provisória 837/2018, os nomeados vão ganhar gratificação de R$ 420,99 para cada seis horas trabalhadas em momento de descanso. As remunerações iniciais, ao que tudo indica, poderão chegar no valor de R$ 10.357,88. Acompanhe a matéria completa e confira quais serão as etapas eliminatórias e classificatórias.
Concurso PRF: nove etapas confirmadas por José Hott
No dia 23 de novembro de 2020, o diretor-executivo da corporação informou quais serão as etapas do concurso PRF. Confira:
- Provas objetivas para todos os inscritos no certame: em grande parte, as questões serão baseadas no conteúdo programático do concurso anterior (2018);
- Provas discursivas: de acordo com José Hott, “o candidato precisa treinar, fazer várias provas, escrever, ler bastante”;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Apresentação de Documentos;
- Avaliação Médica;
- Avaliação Psicológica;
- Investigação Social;
- Avaliação Biopsicossocial: essa etapa será destinada para os profissionais que forem classificados por meio das cotas;
- Curso de Formação Policial (CFP): conforme informações preliminares, o curso terá duração de 20 semanas. “É um período de dedicação exclusiva e que requer bastante do candidato”, Hott explicou.
Provas objetivas do concurso PRF anterior
Ao todo, o concurso PRF de 2018 contemplou 120 questões de múltipla escolha. Elas foram distribuídas em três partes diferentes. Veja:
Bloco I (50 questões e pontuação mínima de 10,0 pontos):
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico-Matemático;
- Informática;
- Noções de Física;
- Ética no Serviço Público;
- Geopolítica Brasileira;
- História da PRF.
Bloco II (40 questões e valor mínimo de 12,0 pontos):
- Legislação de Trânsito.
Bloco III (30 itens e valor mínimo de 6,0 pontos):
- Administrativo;
- Constitucional;
- Penal e Processual Penal;
- Direitos Humanos e Cidadania.