Polícia Federal autoriza realização de novo concurso; veja detalhes

Concurso Polícia Federal finalmente foi autorizado! De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, serão fornecidas 1.500 vagas efetivas para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado e Papiloscopista. continua depois da publicidade A expectativa é de que a banca organizadora seja escolhida ao longo das próximas semanas. Lembrando que o presidente Jair […]

Concurso Polícia Federal finalmente foi autorizado! De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, serão fornecidas 1.500 vagas efetivas para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado e Papiloscopista.

continua depois da publicidade

A expectativa é de que a banca organizadora seja escolhida ao longo das próximas semanas. Lembrando que o presidente Jair Bolsonaro já havia anunciado a realização do concurso Polícia Federal. No entanto, o chefe do Executivo indicou um quantitativo de vagas que acabou sendo reduzido.

“O diretor-geral da Polícia Federal, nós conversamos com o ministro André (Mendonça) da Justiça, conversamos com Paulo Guedes e foram autorizadas, então, a abertura de concurso PF para 2.000 policiais federais”, sinalizou no início de agosto de 2020.

Concurso Polícia Federal: edital sairá em até seis meses

Conforme o aval de autorização, o edital de abertura será publicado em até seis meses. O prazo contará a partir da data em que o documento foi divulgado no DOU (09/12). Veja, abaixo, a distribuição oficial das 1.500 vagas autorizadas:

continua depois da publicidade
  • Agente da Polícia Federal: 893 vagas;
  • Escrivão da Polícia Federal: 400 vagas;
  • Delegado da Polícia Federal: 123 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.

Requisitos e remunerações

As informações oficiais sobre os cargos somente serão divulgadas após o lançamento do edital de abertura. Entretanto, podemos acompanhar detalhes preliminares com base no último concurso Polícia Federal (2018). Os candidatos classificados no cargo de Delegado, em 2018, tiveram direito à remuneração de R$ 22.672,48 em jornadas de 40 horas semanais.

Na época, o requisito básico era ter diploma de Bacharel em Direito. Os profissionais também deveriam comprovar pelo menos três anos de atividade jurídica ou policial. Para os demais cargos (Agente, Papiloscopista e Escrivão), era necessário ter curso superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial para os três postos, após aprovação no concurso PF, foi de R$ 11.983,26.

Além do mais, o edital de 2018 estabeleceu outros requisitos básicos para todos os cargos na disputa. Confira os principais:

continua depois da publicidade
  • CNH na categoria “B” (pelo menos);
  • Ter pelo menos 18 anos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional (CFP);
  • Aptidão física e mental;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.