AUTORIZADO: Concurso PF pode sair em seis meses; 1,5 mil vagas

Portaria publicada no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Governo Federal autoriza concurso PF (Polícia Federal). De acordo com o documento, a seleção ofertará 1,5 mil vagas para profissionais de nível superior. Agora, o próximo passo esperado é a contratação da banca e o lançamento do edital, que está previsto para sair em até seis […]

Portaria publicada no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Governo Federal autoriza concurso PF (Polícia Federal). De acordo com o documento, a seleção ofertará 1,5 mil vagas para profissionais de nível superior. Agora, o próximo passo esperado é a contratação da banca e o lançamento do edital, que está previsto para sair em até seis meses após divulgação do aval no Diário Oficial da União (DOU).

continua depois da publicidade

“O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público será de até seis meses, contado a partir da publicação desta portaria”, informa a portaria. Contudo, a autorização no DOU ainda não foi realizada. A expectativa é que o edital seja divulgado no primeiro semestre de 2021. Veja uma parte do documento:

concurso PF

 

Detalhes do concurso Polícia Federal

O concurso PF já é esperado há alguns meses. Em agosto de 2020 o presidente Jair Bolsonaro anunciou que a seleção iria acontecer. “O diretor-geral da Polícia Federal, nós conversamos com o ministro André (Mendonça) da Justiça, conversamos com Paulo Guedes e foram autorizadas, então, a abertura de concurso PF para 2.000 policiais federais”, disse o presidente.

continua depois da publicidade

Segundo ele, o edital sairia ainda em 2020, porém acabou sofrendo alguns atrasos. Agora, com a confirmação, também houve modificação no número de vagas ofertadas. A Portaria informa que as oportunidades estão divididas entre:

  • Agente de Polícia: 893 vagas;
  • Delegado de Polícia: 123 vagas;
  • Escrivão de Polícia: 400 vagas;
  • Papiloscopista Polícia Federal: 84 vagas.

Todos os candidatos precisar ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior. O cargo de Delegado também requer ensino superior em Direito mais experiência de três anos para receber remuneração de R$ 23.130,48. Enquanto os outros cargos pedem graduação em qualquer área e preveem salário inicial de R$ 12.441,26. As contratações serão feitas sob o regime estatutário, com estabilidade.

Quais são as etapas

As etapas que podem ser realizadas pelo concurso Policia Federal são:

continua depois da publicidade
  1. Provas objetivas (valor máximo de 120,00 pontos);
  2. Provas discursivas;
  3. Exame de aptidão física (TAF): testes em barra fixa, de impulsão horizontal, de natação (50 metros) e de corrida (12 minutos);
  4. Prova oral: para o cargo de Delegado, os candidatos devem responder às perguntas entregues por escrito e proferidas pela banca examinadora;
  5. Prova prática de digitação: para o cargo de Escrivão, valendo 10 pontos.
  6. Avaliação médica;
  7. Avaliação psicológica; e
  8. Avaliação de títulos (somente para os cargos de Delegado de Polícia Federal e de Perito Criminal Federal).

Enquanto aguardam a escolha da banca e o edital ser lançado, os candidatos devem começar a estudar por conta própria. Uma boa dica é se basear nos conteúdos abordados em seleções anteriores.