A realização do concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal) pode estar mais perto do que imaginávamos! De acordo com o diretor-executivo da corporação, o certame poderá ser autorizado ao longo desta semana. José Hott também informou que, se a autorização for publicada até sexta-feira (04/12), o cronograma previsto sofrerá pequenas alterações e continuará valendo da maneira em que foi elaborado.
“Na sexta-feira, eu e o Eduardo [Aggio] tratamos com o Ministério da Justiça, o Ministério da Economia e com o presidente da República sobre o concurso; então, é uma semana decisiva. A gente imagina que, ao longo dessa semana, poderemos ter a publicação da autorização. E aí, com a publicação da autorização, ao longo dos próximos dias, o edital”, confirmou em live realizada nesta segunda-feira (30/11).
Com a autorização devidamente publicada pelo Ministério da Economia, o projeto básico será encaminhado para a consultoria jurídica da corporação. A banca organizadora do concurso PRF, dessa maneira, poderá ser anunciada durante os próximos dias.
Conforme José Hott, a previsão é de que as etapas eliminatórias sejam aplicadas já no primeiro semestre de 2021. “Então, saindo a autorização, logo na sequência, contrataremos a organizadora e a gente imagina que em um curto espaço de tempo, vocês poderão conhecer o edital”, disse.
Concurso PRF já foi confirmado por Bolsonaro
Em ocasiões anteriores, o presidente Jair Bolsonaro já havia confirmado a realização de um novo concurso PRF. A estimativa é de que sejam autorizadas 2.000 vagas efetivas para o quadro da corporação. Dependendo do cargo pleiteado pelo candidato, a remuneração poderá variar entre R$ 4.022,77 e R$ 10.357,88.
“Estamos ultimando dois editais, que devem ser [publicados] a partir do ano que vem [2021], concursos para mais 2.000 policiais federais e mais 2.000 policiais rodoviários federais”, afirmou Bolsonaro durante transmissão ao vivo. Lembrando que a demanda por um novo certame não é de hoje. Em 2019, o déficit da PRF alcançou o patamar de 8,3 mil policiais.