Apesar de não sabermos quando efetivamente será lançado o concurso Caixa, é fato que o banco estatal vem perdendo funcionários.
De 2014, ano do último concurso público, até agora, o déficit de funcionários em todas as unidades do país já ultrapassa os 17 mil.
O prognóstico no curto prazo ainda é pior: com o início do Programa de Desligamento Voluntário (PDV), é provável que pelo menos 7 mil servidores deixem a instituição financeira.
A situação tem sido tratada pelas representações sindicais como alarmante. Em novembro de 2020, a Contraf-CUT¹, com o apoio da CEE/Caixa², enviou ao presidente da Caixa um ofício solicitando reposição urgente de pessoal.
Para a Fenae³ se um concurso não for aberto logo, o público irá sentir cada vez mais a precariedade dos serviços. Nas palavras de Sergio Takemoto, presidente da Federação:
Precisamos de mais empregados urgente. A Caixa perdeu 17 mil empregados e não houve reposição. Então esse número ainda é muito pouco.
Convocações de remanescentes do concurso Caixa
Outra luta da Fenae e das outras entidades sindicais de alguns anos é quanto à convocação de remanescentes do concurso Caixa.
Realizado em 2014, o concurso passa por questionamentos judiciais, segundo a assessoria da Fenae:
A não convocação dos aprovados no concurso público realizado pela Caixa em 2014 é alvo de Ação Civil Pública ingressada pelo Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e em Tocantins. No dia 6 e outubro de 2016, veio a vitória em primeira instância. Na decisão, a juíza Natália Queiroz, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, postergou a validade do certame até o trânsito em julgado da ação.
Está agendado para o dia 04 de dezembro de 2020 o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dos embargos de declaração contra o acórdão do RE 960.429. Os embargos foram protocolados pela Fenae, a CEE/Caixa e a Contraf/CUT.
Os embargos tentam reverter a decisão do STF de que é de competência da Justiça comum os processos e julgamentos das demandas ajuizadas por candidatos e empregados públicos.
Para saber quais os concursos previstos para 2021 e 2022, clique aqui.
Salário do concurso Caixa
Historicamente, nos concursos da Caixa o emprego mais cobiçado é o de Técnico Bancário.
No último edital, o salário inicial anunciado foi de R$ 2.025,00 mensais. Há vantagens, como:
- Participação nos lucros e nos resultados;
- Plano de Saúde;
- Plano de Previdência Complementar;
- Auxílio-refeição; e
- Auxílio-alimentação.
¹ Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro
² Comissão Executiva dos Empregados da Caixa
³ Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal