O tão aguardado concurso da Polícia Federal foi citado novamente por membros do Governo Federal. O ministro da justiça e segurança pública, André Mendonça, discursou na cerimônia de abertura dos cursos de formação profissional – para os cargos de delegado e perito criminal – e citou a nova seleção de vagas. Segundo Mendonça, o concurso da PF já está em “trâmites avançados”.
André Mendonça ainda parabenizou o trabalho do presidente da república, Jair Bolsonaro, para fazer com que o novo concurso da Polícia Federal aconteça. O certame vai oferecer 2 mil novas vagas para cargos na PF. Sendo eles:
- Agente de Polícia Federal (1.016 vagas);
- Escrivão (600 vagas);
- Delegado (300 vagas);
- Papiloscopista (84 vagas).
Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública já solicitou que 508 outras vagas sejam abertas para cargos de carreira administrativa dentro da Polícia Federal. A análise do pedido é feita pelo Ministério da Economia.
O discurso de André Mendonça foi focado em seu compromisso com a corporação da Polícia Federal e com toda a população brasileira. Ele se disse preocupado com o combate ao crime e reconheceu o trabalho dos servidores do órgão. Além de Mendonça, estavam presentes o ministro da Casa Civil, General Braga Netto e o diretor geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza.
Detalhes do concurso da Polícia Federal
O Governo Federal confirmou, em agosto deste ano, a abertura do novo concurso da Polícia Federal. O presidente Bolsonaro inclusive citou o certame em algumas ocasiões públicas. Em uma cerimônia de encerramento de cursos do órgão no dia 8 de outubro, o presidente disse: “Por iniciativa do Diretor-Geral e do Ministro da Justiça, conseguimos, junto ao Ministro da Economia, a oportunidade de mais 2 mil vagas para o ano que vem. Estamos ultimando a confecção do edital de modo que o possamos ter esse efetivo a mais para combater o crime organizado no país”.
Ele ainda conversou com o ministro Paulo Guedes para que a pasta da economia liberasse o novo concurso da Polícia Federal. Segundo informações os salários vão variar entre R$ 12.522,50 e podem chegar até a R$ 30.936,91, dependendo do cargo escolhido. Existe uma previsão de que o edital seja aberto ainda em 2020, no dia 8 dezembro e de que as provas sejam aplicadas em abril de 2021.
Confira abaixo o cronograma completo, que vazou no primeiro semestre deste ano:
- Assinatura do contrato com a organizadora: 23 de novembro de 2020;
- Publicação de edital: 8 dezembro de 2020;
- Aplicação das provas objetivas e discursivas: 11 de abril de 2021;
- TAF: 12 a 13 de junho de 2021;
- Aplicação do exame médico: 17 e 18 de julho de 2021;
- Prova de digitação: 22 de agosto de 2021;
- Avaliação psicológica: 26 de setembro de 2021;
- Heteroidentificação de candidatos negros: 31 de outubro de 2021;
- Avaliação de títulos: 22 a 26 de novembro de 2021;
- Resultado final: 21 de dezembro de 2021;
- 1º Curso de Formação: janeiro de 2022;
- 2º Curso de Formação: julho de 2022.