Quem estiver interessado em fazer carreira na área da saúde baiana deve ficar atento. Existe uma grande expectativa sobre o novo edital para reposição de postos na Secretaria de Estado da Saúde da Bahia ( concurso SESAB ).
Oficialmente, no momento não há dados que possam indicar concretamente o lançamento desse certame. Mas existe uma previsão no Projeto de Lei Orçamentária Anual do próximo ano (PLOA 2021). Trata-se do documento que estima a receita e fixa a despesa do estado em todo o ano de 2021.
No PLOA enviado pelo governador Rui Costa no dia 30 de setembro, que ainda precisará ser aprovado pela Assembleia Legislativa, há a especificação de que pelo menos 420 vagas sejam repostas na SESAB o quanto antes.
Status atual do concurso SESAB
Assim como em todos os estados da federação, na Bahia não foi diferente. A Secretaria da Saúde é uma das pastas que mais trabalhou em 2020, por conta da pandemia da COVID-19.
Diante disso, cresce cada vez mais a esperança de que no próximo ano (2021), com o fim da calamidade, a SAEB venha a planejar com calma esse novo concurso.
Sem realizar concurso há mais de uma década, a SESAB vem reunindo esforços para realizar um levantamento completo sobre as demandas de recursos humanos atualmente existentes.
Somente depois de conhecido o atual cenário, é que poderá ser identificada a necessidade de concurso para reposição de quadros vagos.
Os candidatos interessados nesse futuro concurso devem ter ciência de que o simples fato de existir previsão de vagas no PLOA 2021 não significa que o concurso irá mesmo acontecer.
Na mensagem de encaminhamento do PLOA 2021 para a ALBA, o próprio governador enfatizou que estamos diante de uma situação atípica, do ponto de vista do crescimento econômico. E isso, sem dúvidas, afetará o potencial do estado em repor o déficit de servidores públicos existentes nas várias secretarias de governo.
O cenário utilizado para fazer as projeções para o ano de 2021 levou em consideração os dois últimos anos de arrecadação (2018-2019) e a reestimativa das receitas para 2020. Em relação às principais receitas, o Orçamento 2020 já apontava um crescimento menor que o recolhido em 2019. Ademais, sabe-se que diante de um cenário de incertezas, somado aos desafios de uma pandemia em curso, a conjuntura econômica se torna ainda mais difícil.
– trecho da mensagem oficial
Quais as etapas do concurso SESAB
No último concurso público, aberto no ano de 2008, a Consultec – Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos foi a banca responsável.
Ela aplicou as seguintes etapas seletivas:
- Prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha, aplicada para todos, versando sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Conhecimentos Clínicos, Políticas de Saúde, Conhecimentos Específicos, Conhecimentos Gerais/Atualidades, dependendo do cargo disputado.
- Prova de títulos, mas esta foi específica para os cargos de nível superior.
As questões da prova objetiva foram de cinco alternativas cada e com apenas uma opção correta
Os títulos considerados para pontuação foram: doutorado, mestrado, especialização, residência médica e experiência profissional na área. Confira neste link toda a documentação desse concurso de 2008.
Sobre a SESAB
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia foi criada em abril de 1966. Sua principal missão é formular e implementar a política estadual de saúde, a gestão do Sistema Estadual de Saúde e a execução de ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.
Além disso, a SESAB:
- Age em articulação com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal e com organizações não-governamentais para a elaboração e condução de projetos intersetoriais;
- Coordena, elabora, executa e avalia do Plano Estadual de Saúde;
- Monitora e avalia a situação da saúde no Estado;
- Identifica, analisar e intervém na situação dos fatores envolvidos no processo de saúde/doença;
- Entre uma série de outras competências.
Outros concursos previstos Bahia no PLOA 2021
Vale acrescentar que no PLOA 2021 há a previsão de concursos para preencher pelo menos 3.334 vagas em diferentes órgãos baianos.
Confira quais são e a totalidade de vagas para cada:
- Defensoria Pública do Estado – 75 vagas;
- Procuradoria Geral do Estado – 60 vagas;
- Secretaria de Administração – 285 vagas;
- Secretaria da Fazenda – 20 vagas;
- Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – 15 vagas;
- Secretaria de Segurança Pública – 1.109 vagas;
- Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – 170 vagas;
- Secretaria de Cultura – 11 vagas;
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano – 25 vagas;
- Secretaria de Infraestrutura – 25 vagas;
- Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – 110 vagas;
- Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – 34 vagas;
- Universidade do Estado da Bahia 172 vagas;
- Universidade Estadual de Feira de Santana – 98 vagas;
- Universidade Estadual de Santa Cruz – 73 vagas;
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – 148 vagas;
- Fundação Cultural do Estado – 24 vagas;
- Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público – 15 vagas;
- Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – 15 vagas; e
- Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A – EMBASA – 850 vagas.