Uma das seleções mais aguardadas do ano é o Concurso Banco do Brasil. A primeira previsão de lançamento de um novo edital era para março de 2020. No entanto, por causa da pandemia de coronavírus, o cronograma precisou ser suspenso e reanalisado. Apesar de não ter data, a queda no número de funcionários em relação ao ano anterior gerou a expectativa de novas contratações.
Atualmente, a instituição financeira conta com um quadro de 102.681 funcionários, dividido entre concursados, comissionados, servidores cedidos de outros órgãos, temporários, readmitidos e reintegrados e aqueles que entraram antes de 1988 sem concurso público. Esse número demonstra uma queda de pouco mais de 3 mil trabalhadores de 2019 para 2020.
O concurso Bando do Brasil previsto para 2020 seria para o cargo de Escriturário na área de tecnologia e inovação. A função é voltada para profissionais de nível médio, mas outros requisitos mais específicos não foram divulgados, de acordo com a matéria publicada no site Concursos no Brasil. Existe também a possibilidade de abertura para atividades bancárias e administrativas.
A remuneração esperada é de R$ 4.036,56, quase duas vezes o valor oferecido em 2018. Os funcionários ainda contarão com:
- Vale-transporte;
- Auxílio-creche;
- Ajuda alimentação/refeição;
- Auxílio a filho com deficiência;
- Participação nos lucros.
A esperança é um edital seja lançado após o período de emergência da pandemia. O único temos em relação ao concurso Banco do Brasil está no fato de o ministro da Economia, Paulo Guedes, ter se posicionado a favor de desestatizar a instituição financeira. Contudo, o presidente Jair Bolsonaro já afirmou que em seu mandato não pretende privatizar o BB, Caixa Econômica nem a Petrobrás.