Ter um cachorro em casa é sinônimo de alegria e companheirismo, mas é preciso ter atenção na adaptação do animal ao seu ambiente familiar. Para que você ganhe a confiança do seu novo melhor amigo, siga as dicas que listamos abaixo:
Respeite o tempo de adaptação
Se você adotou um cãozinho que já não é mais filhote, é normal que ele não se sinta confortável no novo lar logo de cara. Por isso, respeite o tempo de adaptação do animal.
Isso significa que você deve fornecer todos os itens básicos de cuidado, como ração, potinho com água, caminha e brinquedos e deixar que o cão se ambiente com o espaço.
Brinque com ele, interaja, faça carinho, mas deixe que ele se acostume com a sua casa e, claro, com os moradores dela.
Aposte no reforço positivo
Ajude seu cãozinho a aprender comandos básicos, como “fica”, “senta” e “vem”, pois eles são úteis e ajudarão você a conviver bem com o animal.
Sempre que ele corresponder a esses comandos, aposte no reforço positivo, que pode ser um petisco saudável ou um afago seguido das palavras “bom garoto”.
Não brigue ou puna o cachorro
É normal que os cães façam xixi no lugar errado quando são novos na casa ou ainda são filhotes. Cabe ao tutor instruir o animal e reforçar o bom comportamento.
É importante não brigar e jamais aplicar castigos físicos ao seu cachorro, hein? A violência é errada por vários motivos, e um deles é o quesito confiança. Seu cachorro jamais vai confiar em quem o maltrata.
Brinque com ele
Cachorros amam brincar com seus tutores. Compre uma bolinha ou algum outro brinquedo correspondente à idade e ao porte do animal e faça bastante bagunça com ele!
Com o tempo, o seu cãozinho ficará esperando por esses momentos de diversão, que ajudam a criar laços saudáveis entre vocês dois.
Estimule a criatividade do seu cão
Ensine coisas novas para o seu cachorro! Pode ser uma brincadeira, um comando diferente ou até um passeio em um parque novo, tanto faz. O importante é que o seu pet se sinta desafiado e saia da rotina sempre que for possível.
Lembre-se de que adotar ou comprar um cãozinho é uma tarefa séria e que demanda investimento financeiro e de tempo. Fale com um veterinário de confiança e, se possível, contrate também um adestrador para que a convivência em família seja harmoniosa e feliz para todos.