Se você vai abrir uma empresa, independentemente do setor e do tamanho, uma das primeiras medidas necessárias é a criação de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
É apenas com um CNPJ ativo que você poderá emitir notas fiscais, realizar algumas transações e abrir contas bancárias empresariais. Além disso, ter um CNPJ é necessário para que você fique em dia em relação aos impostos e às documentações relacionadas à sua área de atuação.
Quem deve abrir um CNPJ?
O CNPJ é a identificação de uma empresa e também é importante para profissionais autônomos, que precisam emitir nota fiscal para receber pagamentos. Além disso, o CNPJ é necessário para o microempreendedor individual (MEI), que fatura no máximo R$ 81 mil por ano e tem até um funcionário registrado.
Para ter um CNPJ autônomo, entre no Portal do Empreendedor e dê início ao seu cadastro. Será necessário informar dados pessoais, como número do título de eleitor e CPF.
Se a sua atuação está na classificação MEI, o processo também é fácil e deve ser feito no mesmo site do Portal do Empreendedor — o CNPJ é liberado em poucos minutos, facilitando suas ações futuras, como abrir uma conta bancária empresarial, solicitar empréstimos e emitir notas fiscais.
CNPJ para ME e Ltda
O CNPJ para microempresa (ME) é um pouco mais burocrático, pois será necessário protocolizar alguns documentos na prefeitura da sua cidade e na Junta Comercial do seu estado. Nesse caso, é recomendado contratar um contador de confiança, para que esse profissional possa acompanhar o processo e dar as devidas orientações cadastrais.
Contratar um contador também é uma boa ideia para quem vai abrir um CNPJ Ltda, que requer alvarás e outros registros para a liberação da atividade.
Em alguns lugares, a abertura do CNPJ pode ser feita de forma mais simples e rápida, mas, em algumas cidades menores, por exemplo, o prazo pode ser um pouco maior. Lembre-se de que, para agilizar o processo, você deve ter a documentação correta exigida para cada modalidade.