A samambaia é uma das plantas ornamentais mais bonitas que existem. Elas são usadas para decoração de ambientes variados. Caso esteja com vontade de cultivar uma samambaia, saiba que ela é uma planta resistente, mas é preciso tomar alguns cuidados para mantê-la sempre bela.
A samambaia é uma das plantas mais antigas do mundo, espalhando exuberância há mais de 400 milhões de anos.
A seguir, listamos alguns cuidados para se atentar na hora de cultivar a samambaia.
1. Incidência de luz
Antes de escolher o lugar em que irá colocar sua samambaia, avalie o espaço de maneira correta. Ela é uma planta tropical e que prefere iluminações mais suaves.
Dessa forma, é melhor colocá-la em um lugar onde não fique exposta diretamente ao sol, mas com iluminação indireta. Além disso, leve em conta a ventilação. A samambaia não se adapta bem aos lugares com muito vento.
2. Rega
Esse é um fator de extrema importância, pois cada tipo de planta tem sua peculiaridade. As samambaias, por exemplo, devem ter o solo sempre úmido, mas sem acúmulo de água.
Para saber o momento de regar, coloque o dedo no solo e, caso saia seco, está precisando de mais água. Geralmente, é importante regar a planta uma vez ao dia, mas depende do local onde você está e do período do ano.
3. Poda
Essa é uma parte importante que deve ser dada a devida atenção. Antes de adquirir uma planta, é preciso entender a sua poda.
Cortar as folhas é necessário para fortalecer seu crescimento. Os galhos secos e velhos dificultam o crescimento de novos ramos. Assim, é importante sempre aparar as partes secas e quebradiças.
4. Solo
Apesar de ser uma planta resistente, é importante auxiliar a samambaia com fertilizantes. Dessa forma, deixe sua terra nutrida de substâncias, como cálcio e potássio.
Adubando-a uma vez ao mês, sua samambaia crescerá de forma bonita, saudável e exuberante.