Quando se trata da vida útil dos amortecedores de um veículo, não existe uma regra fixa baseada apenas em quilometragem. A durabilidade desses componentes está sujeita a uma série de fatores, como o tipo de terreno em que o carro trafega e o estilo de direção adotado pelo condutor.
Enquanto alguns amortecedores podem precisar ser substituídos antes mesmo de alcançarem a marca dos 50.000 km, outros podem superar os 150.000 km com desgaste mínimo. Essa variabilidade demonstra a importância de se manter atento aos sinais que o veículo apresenta, indicando quando os amortecedores estão desgastados.
Quando trocar os amortecedores?
A suspensão de um carro desempenha um papel crucial em assegurar uma condução segura e confortável. Amortecedores em bom estado absorvem impactos provenientes das irregularidades da estrada, mantendo os pneus em contato constante com o solo e proporcionando estabilidade ao veículo.
À medida que os amortecedores se desgastam, sua eficiência diminui, o que pode resultar em uma série de problemas de dirigibilidade. Diferentes montadoras e fornecedores de peças de reposição costumam oferecer sugestões para determinar o momento apropriado para substituir os amortecedores.
Uma recomendação comum é que os motoristas realizem verificações regulares a cada 10.000 km rodados. Isso envolve uma avaliação minuciosa realizada por um mecânico de confiança, que pode identificar sinais visuais de desgaste, vazamentos de fluido ou outras anomalias que indiquem a necessidade de troca.
Existem alguns indicadores visuais e comportamentais que podem sugerir que os amortecedores precisam ser substituídos. Um dos sinais mais evidentes é quando o veículo começa a trepidar excessivamente em superfícies irregulares ou em oscilações da pista.
Além disso, se a traseira do carro balança de maneira pronunciada, lembrando a textura de uma gelatina, é um sinal claro de que os amortecedores podem estar chegando ao fim de sua vida útil.
Outro sinal preocupante é a sensação de que o veículo está “desgarrando” ao entrar em curvas, ou seja, perdendo aderência e estabilidade. Isso pode indicar que os amortecedores não estão mais controlando adequadamente os movimentos da carroceria, o que compromete a segurança durante a condução.