A calibragem de pneus é uma tarefa indispensável para qualquer motorista. Por meio dela, é possível diminuir o desgaste do conjunto, bem como riscos de acidente por conta do funcionamento inadequado das rodas. Contudo, o que muitos não sabem é que cada pneu possui uma calibragem própria, o que exige que o responsável saiba exatamente como realizar o procedimento. Para isso, aprender como calibrar pneus corretamente é essencial.
Normalmente, o processo deve ser feito pelo menos uma vez por semana, ou a cada 15 dias, em condições normais de uso. Ao manter os componentes com a quantidade correta de ar, é possível garantir a segurança e eficiência do material, principalmente quando se trata de economizar o combustível.
Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo como calibrar seus pneus corretamente, e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento.
Como calibrar pneus corretamente? Dicas para não errar
Antes de mais nada, entender a frequência correta para calibrar os pneus é essencial. Como informado anteriormente, é necessário fazê-lo semanalmente, ou a cada 15 dias. Contudo, em algumas condições específicas, isso pode mudar.
Por exemplo, veículos com pouco uso mensal devem ter seus pneus calibrados a cada 30 dias. Já veículos de circulação constante devem passar pelo processo após 500 km rodados.
1. Use a pressão adequada
Pneus calibrados de forma incorreta podem trazer vários problemas para o motorista, não apenas por conta da durabilidade do produto, mas também para outros componentes do veículo. Alguns deles são o desgaste prematuro dos terminais de direção, aumento do consumo de combustível, perda de estabilidade em curvas, direção pesada, desgaste mais acentuado no centro de rodagem, entre outros.
A pressão adequada sempre estará indicada nas especificações do fabricante. Isso pode ser verificado no manual do proprietário, bem como nas etiquetas espalhadas pela carroceria, como na parte interna das portas da frente, colunas “B” e na tampa do tanque de combustível.
2. Carga mínima e carga máxima
O manual do proprietário também informa duas opções de pressão para o pneu: a carga mínima e carga máxima. É indicado calibrar o pneu seguindo tais recomendações, ou seja, sempre que o veículo comportar uma carga menor ou maior. Além disso, também é importante considerar a posição do pneu, visto que a pressão varia com base no eixo dianteiro ou traseiro.
3. Calibre com os pneus frios
A pressão que é indicada pelo fabricante só conta para os pneus frios, ou seja, próximos da temperatura ambiente. Nesse caso, as partículas de ar dentro das rodas estão mais estáveis, o que faz com que a calibragem nessas condições tornem as oscilações menores, e o processo mais eficaz.
Para garantir que eles estejam frios durante a calibragem, basta se certificar de que rodou, no máximo, três quilômetros da sua residência até o posto de combustível mais próximo, por exemplo. Quando isso não for possível e os pneus estiverem quentes, é preciso colocar 2 a 4 psi a mais do que o recomendado pelo fabricante.
4. Calibre o estepe
É comum que os motoristas, no momento da calibragem, apenas realizem o procedimento nos quatro pneus utilizados no carro, esquecendo do estepe. Contudo, ter o hábito de calibrar o pneu reserva é essencial, visto que ele deve estar em perfeitas condições caso seja necessário. Ao furar um pneu em uma rodovia durante uma viagem, por exemplo, ele será de grande utilidade.
Nesse caso, ao calibrar o estepe, é recomendado colocar uma ou duas libras a mais do que o indicado pelo fabricante, por ficar armazenado no porta-malas e esvaziar rapidamente por não ser utilizado com frequência.
Passo a passo para calibrar os pneus
O processo de calibragem é relativamente simples. Após conferir a pressão ideal para seu veículo, o motorista só precisa seguir o passo a passo:
- Digite o número correto no visor do calibrador e acione o equipamento;
- Retire a tampa da válvula do pneu;
- Aperte a trava na ponta do calibrador;
- Encaixe a mangueira na válvula;
- Aguarde o apito do equipamento indicando a pressão ideal;
- Retorne a tampa da válvula.