Senai oferece 5 mil vagas para cursos gratuitos em diversas áreas

As vagas estão direcionadas para indivíduos com recursos financeiros limitados.

Em setembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) divulgou o último edital do ano referente ao Programa Senai de Gratuidade Regimental, com um total de 5.189 vagas gratuitas em cursos.

continua depois da publicidade

As inscrições estão direcionadas para indivíduos que possuem uma renda baixa e podem ser realizadas até o dia 11 de dezembro através do site cursos.senaidf.org.br.

Serão disponibilizadas 5.099 vagas para cursos de capacitação profissional, abrangendo tanto modalidades presenciais quanto a distância.

continua depois da publicidade

Estão previstas mais 90 vagas para cursos técnicos, com opções de ensino presencial e semipresencial.

Importante ressaltar que, para os cursos técnicos, é imprescindível que os candidatos tenham idade mínima de 16 anos e tenham concluído o Ensino Médio ou estejam no 2º ano.

As aulas serão ministradas nas instalações do Senai-DF localizadas no Gama, Sobradinho, Taguatinga e na unidade de Brasília, situada no Setor de Indústrias Gráficas.

continua depois da publicidade

Candidatura

Embora as inscrições sejam efetuadas através do site oficial do Senai, as matrículas serão realizadas presencialmente, no local escolhido pelo candidato.

As vagas serão preenchidas com quantidade de inscrições, e o Senai-DF utilizará e-mail ou telefone para contatar os candidatos convocados.

Após ser chamado, os candidatos têm um prazo de até dois dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30, para comparecer à unidade com todos os documentos (cópia do RG, CPF e comprovantes de residência e escolar).

continua depois da publicidade

Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou pelo responsável legal.

Pode haver uma lista de espera se houver um número maior de inscritos do que vagas disponíveis. Poderá também se candidatar em uma ou mais de uma área, se forem em turnos opostos.

Cursos

Os cursos de pequena e média duração, possuem 160 a 670 horas/aula e os de grande duração (técnicos) possuem de 960 a 1.200 horas/aula. Ambos terão direito a um diploma. Para opção semipresencial, 80% da carga horária do curso ocorrerá em ambiente virtual, com a necessidade de comparecer às aulas presenciais, que representam os restantes 20% do curso.

continua depois da publicidade

Se for à distância, a formação é online. Em ambas as modalidades, necessita de uma presença mínima de 75%.

Caso haja dúvidas, segue o contato do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF pelo telefone (61) 4042-6565, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Imagem: iStock.com/coffeekai