Eclipse solar anular: fenômeno celestial extraordinário em outubro

Em outubro, o Brasil terá a oportunidade de testemunhar um raro eclipse solar anular. Saiba tudo sobre esse fenômeno astronômico incrível.

Em um espetáculo cósmico de tirar o fôlego, um evento raro está prestes a acontecer nos céus do Brasil. No próximo dia 14 de outubro, Fortaleza, e várias outras cidades do país, terão a oportunidade única de testemunhar um eclipse solar anular.

continua depois da publicidade

Esse fenômeno astronômico, que encanta e intriga a humanidade há séculos, ocorre quando o sol, a lua e a Terra se alinham de maneira quase perfeita.

O último eclipse solar anular de grande magnitude que pôde ser observado no Brasil aconteceu em setembro de 2006, embora tenha sido visível apenas nas regiões mais ao norte, como o extremo norte do Amapá.

continua depois da publicidade

Agora, 17 anos depois, o país inteiro está ansioso para apreciar esse espetáculo celeste que nos conecta com o vasto universo.

Eclipse

Eclipse. Imagem: iStock.com/DKosig

Eclipse solar anular

Cidades ao longo da costa leste, como Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA), serão privilegiadas com uma visão deslumbrante do chamado “anel de fogo”.

Esse fenômeno ocorre quando a lua passa entre a Terra e o sol, mas não cobre completamente a estrela, deixando um anel brilhante ao redor da lua negra. É como se o universo nos presenteasse com um anel de diamante temporário no céu.

continua depois da publicidade

No entanto, para aqueles que vivem em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, o eclipse será visto de uma forma diferente. Ao olharmos para o céu por volta das 15 horas do dia 14 de outubro, veremos o sol parcialmente encoberto pela lua, criando uma imagem que se assemelha a uma mordida na estrela solar.

Esse fenômeno, embora não tão espetacular quanto o “anel de fogo”, ainda é uma oportunidade incrível para observar a harmonia celeste que governa nosso sistema solar. Lembre-se de tomar as devidas precauções ao observar um eclipse solar.

Nunca olhe diretamente para o sol sem a proteção adequada, como óculos especiais para eclipses ou um método de projeção seguro. Compartilhe essa empolgante notícia com amigos e familiares e esteja pronto para presenciar um dos eventos mais emocionantes do calendário astronômico em 2023.

continua depois da publicidade

O eclipse solar anular é um lembrete de quão incrível e misterioso é o universo que nos cerca. Aproveite esse momento único!