Cobras são répteis que existem em quase todo o planeta. Elas possuem tamanho, cor e comportamento totalmente variados. Apesar da maioria não ser peçonhenta é importante você saber identificar as espécies perigosas para se prevenir. Saiba a seguir quais são elas.
Quais causam mais acidentes?
Apenas três delas são responsáveis por 99% dos acidentes:
- Jararacas: São famosas por causar acidentes, quase 70% deles. Possuem desenhos em forma de ferradura e se camuflam muito facilmente.
- Cascavéis: Conhecida pelo chocalho na cauda, elas são menos causadoras de acidentes que jararacas, mas seu veneno é mais potente.
- Surucucus: É a cobra venenosa mais longa do Brasil, mede de 2 a 3 metros. Como não vive bem em cativeiro, a produção de antídotos é escassa.
Qual é a mais perigosa?
Não é nenhuma das anteriores. A coral verdadeira com seus anéis preto brancos e vermelhos é a cobra mais perigosa do país. Seu veneno é capaz de matar um adulto. A boa notícia é que a maioria dos incidentes não acontece com esta espécie.
Como se prevenir de um ataque?
- Cobras venenosas normalmente são noturnas, e não costumam fugir quando coagidas;
- Atenção a locais quentes e escuros;
- Cuidado ao pegar algo no chão, use luvas se for manusear folhas, plantas ou entulhos;
- Use calçados e botas em áreas rurais.
Normalmente cobras venenosas possuem cabeça triangular, (mas cuidado, a coral verdadeira não tem). Elas tem escamas pontudas e pupila em fenda vertical, que servem para se dilatar em ambientes mais escuros. Uma excelente forma de identificar é pela fosseta loreal, aquele buraquinho entre os olhos e narinas que apenas as venenosas tem (atenção, pois a coral também não tem).
O que fazer em caso de acidentes
Apenas lave a ferida com água e procure um centro médico. Nada de amarrar o local picado, fazer cortes ou aplicar produtos. Se puder identificar a cobra que picou será bastante útil, mas busque ajuda imediatamente!