Se existe um tema que desperta muitos debates entre os brasileiros, com certeza é o horário de verão. Afinal, algumas pessoas são completamente a favor dessa mudança, enquanto outros a odeiam com todas as suas forças. No final, os argumentos são válidos para os dois lados, mas após as eleições de 2022, muitas pessoas ficaram em dúvidas se ele irá retornar, visto que essa foi uma das mudanças sugeridas pelo presidente Lula.
O que é o horário de verão?
Basicamente, o horário de verão é uma prática que existe no mundo inteiro, onde os países buscam utilizar o máximo possível a luz solar. Dessa forma, é possível reduzir o consumo de energia elétrica de toda população, o que pode evitar até mesmo crises hídricas.
Porém, existem diversos debates sobre o quanto ele capaz de realmente economizar, além das questões de segurança que envolve no Brasil. Afinal, durante esse período, muitas pessoas passam a sair de casa quando ainda está escuro, visto que o relógio é adiantado em uma hora.
Ainda assim, durante a campanha das eleições de 2022, o presente Lula incluiu a volta desse horário como uma de suas propostas. Ademais, em pesquisas feitas em suas redes sociais, a maioria dos votantes optou por avaliar positivamente a sua possível volta.
Ele pode voltar em 2023?
Após ser suspenso em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, muitos brasileiros pediram a volta do horário de verão. Porém, mesmo com o troca da presidência, o governo federal não deu indicativo se vai adotá-lo ou não ainda em 2023. Ainda assim, alguns estabelecimentos, como o setor de turismo e hotelaria, realizam abaixo-assinados e manifestações para o seu retorno.
No final, apesar de não haver nenhum direcionamento claro, é importante já estar preparado para essa possibilidade. Afinal, a pressão de uma parte significativa do país é grande e já existe uma certa inclinação do atual governo pela sua volta.