Estas pessoas podem receber o Vale Gás em Julho de 2023

Aproveite para conferir o calendário completo desse benefício para todo o ano e assim não perder nenhuma data!

A cada dois meses, milhares de brasileiros recebem o Vale Gás, benefício que tem por objetivo custear o botijão de cozinha comum, de 13kg, que usamos. Porém, muitas pessoas ainda têm dificuldade de saber quando sai esse benefício, por exemplo, quando sai o auxílio gás de julho.

continua depois da publicidade

Mas, veja bem, leitor, essa confusão acontece justamente porque o benefício é pago de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses. Nisso, ele se diferencia um pouquinho de outros programas sociais, como o Bolsa Família.

Logo, no mês de julho não haverá o pagamento do vale-gás, até porque ele foi pago em junho e agora apenas volta em agosto. Outro detalhe que chama a atenção nesse programa, é que ele não tem um valor fixo a cada pagamento.

continua depois da publicidade

Isso porque o governo calcula a cada dois meses qual é o valor médio do botijão de 13kg para repassar para os beneficiários. Assim, tem meses que o valor do gás pode ser mais acessível e em outros ele tenha subido muito! Em consequência, também muda o valor do benefício.

No mais, os pagamentos do vale-gás acontecem sempre na mesma época do pagamento do Bolsa Família, com as mesmas datas. E para se inscrever, é preciso fazer uma solicitação no Centro de Referência em Assistência Social, o CRAS da sua cidade.

Quando é o próximo pagamento do Vale Gás?

Como mencionamos há pouco, o auxílio volta em agosto e para saber os próximos meses de pagamento, basta dar o intervalo de dois meses entre um pagamento e outro. Para o ano de 2023, os depósitos estão programados para os seguintes meses:

continua depois da publicidade
  • Agosto;
  • Outubro e
  • Dezembro.

Dentro de cada um desses meses, o pagamento ocorre de acordo com a ordem do último digito do NIS, igualzinho ao Bolsa Família. Outro detalhe importantíssimo é que o Vale Gás tem uma lista de prioridade. Ou seja, tem mais chance de receber o benefício:

  • Famílias de mulheres que sofrem com violência doméstica ou possuem alguma medida protetiva de urgência;
  • Pessoas com registros atualizados;
  • Famílias com menor renda per capita;
  • Famílias com maior número de pessoas.

Assim, fique de olho, pois em agosto o auxílio gás já está de volta para ajudar às famílias que precisam.