O pagamento do PIS é esperado por milhões de trabalhadores do setor privado. Através dele, é possível receber valores que variam entre R$ 110,00 e R$ 1.302,00, referentes ao salário-mínimo do ano base (2021). No entanto, nem todos sabem em quais datas os depósitos foram ou serão feitos, gerando muitas dúvidas entre os brasileiros. Com isso em mente, confira abaixo o calendário do PIS 2023 e quem tem direito ao benefício.
Quem pode receber o PIS?
No caso do PIS, tem direito ao benefício todo trabalhador do setor privado que teve a carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021. Além disso, é necessário que sua média salarial tenha sido de no máximo dois salários-mínimos no mesmo ano e que ele seja inscrito no programa há no mínimo cinco anos.
Caso cumpra esses requisitos, é possível consultar se os valores estão disponíveis no aplicativo FGTS. Nele, basta entrar com sua conta e procurar pela opção de “Você possui saque disponível” logo na tela inicial. Com isso, terá todas as informações necessárias sobre os valores em sua conta, além da possibilidade de sacar a quantia.
Esse processo também pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem ou por terminais de autoatendimento e casas lotéricas, mas é preciso ter o Cartão do Cidadão nos dois últimos casos.
Calendário de pagamento do PIS
O pagamento do PIS é distribuído conforme o mês de nascimento dos trabalhadores, então ficou distribuído da seguinte forma:
- Nascidos em janeiro: pago em 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: pago em 15 de fevereiro
- Nascidos em março: pago em 15 de março
- Nascidos em abril: pago em 15 de março
- Nascidos em maio: pago em 17 de abril
- Nascidos em junho: pago em 17 de abril
- Nascidos em julho: pago em 15 de maio
- Nascidos em agosto: pago em 15 de maio
- Nascidos em setembro: pago em 15 de junho
- Nascidos em outubro: pago em 15 de junho
- Nascidos em novembro: a partir de 17 de julho
- Nascidos em dezembro: a partir de 17 de julho