A nova carteira de identidade traz uma série de mudanças em relação ao modelo antigo, mas ainda gera muitas dúvidas para os brasileiros. Entre eles, a validade do RG atual, como emitir o documento e quem poderá obtê-lo são as que mais se destacam. Com isso em mente, vamos responder logo abaixo quem precisa emitir o novo RG e onde consegui-lo.
Quais as mudanças no novo RG?
As mudanças na nova carteira de identidade são significativas e devem trazer muita praticidade no dia a dia. Para começar, ela passará a contar com um número identificador único, que agora será o CPF. Logo, não será possível emitir um RG para cada estado, como funciona com o modelo atual.
Além disso, terá um código MrZ, o mesmo presente em passaportes. Dessa forma, poderão ser utilizadas como documentos válidos em viagens internacionais, sobretudo entre os países que fazem parte do Mercosul. A possibilidade utilizar sua versão digital, da mesma forma que a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também vem agradando bastante os brasileiros.
Quem precisa emiti-lo?
Atualmente, ninguém é obrigado a emitir o novo modelo de RG. Afinal, a carteira atual será válida até 2032, com exceção para quem mais tem mais de 60 anos, no qual ela terá uma “validade indeterminada”.
Ainda assim, o processo já pode ser feito em 12 estados brasileiros, sendo esses: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Para solicitá-lo, basta recorrer a uma Secretaria de Segurança Pública (SSG) dos estados que emitem o novo RG e apresentar os seguintes documentos: CPF válido, certidão de nascimento ou casamento e um documento com foto.
Para emiti-la online, é necessário ter a versão física em mãos. Com isso, basta utilizar o aplicativo Gov.br e procurar pela opção “Carteira de Documentos”. Depois, é adicionar a CIN e utilizar todos os seus benefícios, incluindo o QR Code de autenticidade.