O que é Quaresma? Saiba o que significa e de onde vem esse costume

De acordo com a religião Católica, a Quaresma marca o início dos preparativos para a Páscoa, sendo um período para relembrar a Paixão de Cristo narrada nos evangelhos bíblicos.

A Semana Santa tem origem na fé Cristã Católica, celebração em que os fiéis comemoram a Paixão de Cristo narrada nos evangelhos bíblicos, desde a sua entrada em Jerusalém, a última ceia, via-sacra, morte e ressurreição. Seus preparativos começam no período chamado Quaresma.

continua depois da publicidade

Todos os anos, a Semana Santa, assim como a Quaresma, é celebrada em uma data diferente. Em 2023, o ritual católico da Quaresma começou exatamente no dia 22 de fevereiro, com a chamada Quarta-feira de Cinzas, onde as igrejas impõem cinzas aos fiéis durante a missa, que vem da queima de ramos de oliveira do ano anterior.

O que é e o que significa a Quaresma?

No geral, a Quaresma é um tempo para os cristãos aprofundarem sua fé e compromisso com a igreja, enquanto se preparam para celebrar o evento mais importante do calendário cristão.

continua depois da publicidade

Além disso, para o Catolicismo, a Quaresma simboliza o tempo que Cristo passou no deserto da Judéia, assim como os mesmos dias que durou o dilúvio universal e as 40 décadas que a escravidão dos hebreus persistiu no Egito.

O tempo quaresmal refere-se ao período anterior à Páscoa com a prática de atos relacionados ao arrependimento, meditação e conversão. Este período se concentra em três pilares principais: oração, jejum e caridade.

Segundo a Igreja Católica, por meio dos três pilares citados, os fiéis se preparam para a celebração mais importante, o Domingo de Páscoa: o dia em que Jesus ressuscitou dos mortos após ser crucificado na cruz e coroado de espinhos.

continua depois da publicidade

Qual a origem da tradição?

As origens da Quaresma remontam ao século IV. Esta é a data em que aparece a primeira referência impressa que menciona o tempo de 40 dias de preparação até a chegada da Páscoa. O manuscrito é atribuído a Eusébio de Cesárea e é a referência histórica que a igreja católica possui.

O número quarenta é um número que se refere a passagens da Bíblia que todos conhecemos, fala dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos da marcha do povo judeu no deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus jejuou no deserto, dos 400 anos de permanência dos judeus no Egito e de outras citações bíblicas que contêm esse número.

Por que a Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas?

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma e seu significado não é outro senão lembrar que a vida na terra é efêmera e que a verdadeira vida começa após a morte.

continua depois da publicidade

Depois de abençoada a cinza, ela é colocada sobre os fiéis, marcando-lhes uma cruz na testa ao mesmo tempo que o padre diz “Tu és pó e ao pó retornarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

O uso da cinza como sinônimo de sacrifício e sua origem remonta aos primeiros judeus, que cobriam a cabeça com este pó para alguns rituais, principalmente quando estavam de luto ou passando por grandes dores, tristezas e sofrimentos.

Nos primeiros séculos da Igreja Católica, quem queria se converter e receber o chamado Sacramento da Reconciliação colocava cinzas na testa. Esta é a justificativa da igreja católica para esta ação.

continua depois da publicidade

Por que os cristãos não podem comer carne na Quaresma?

A Quaresma reflete um tempo dedicado a atos relacionados ao arrependimento, meditação e conversão, por isso durante estes dias os fiéis realizam uma ação penitencial que remonta ao século II, que tem como objetivo a purificação do corpo e da alma.

A origem do jejum e da não ingestão de carne nesses dias, toma como referência os sacrifícios de figuras como Jesus, que jejuou 40 dias no deserto antes de sua missão pública, pois a carne vermelha representaria o corpo crucificado de Cristo.

Além disso, a carne vermelha está associada aos prazeres da luxúria, razão pela qual o seu consumo foi alterado para o do peixe, produto muito procurado na Quaresma e na Páscoa.