Estar com o nome sujo na praça é uma coisa muito comum. Segundo a Serasa Experian, mais de 62 milhões de brasileiros têm pelo menos uma dívida cujo credor fez o lançamento da inadimplência junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa).
Essa condição pode trazer dificuldades para conseguir crédito ou piorar as condições de juros e prazos junto às financeiras e bancos, já que diminui o score da pessoa. Com isso, muitos planos podem ser prejudicados, desde aquela viagem de lua-de-mel até a televisão nova para acompanhar a Copa do Mundo.
Sendo assim, é importante saber quais dívidas estão pendentes (para priorizá-las nas negociações) ou mesmo conferir se aquele parente que emprestou o nome está honrando com o combinado. Então, confira aqui como fazer para consultar a situação cadastral do seu CPF e não ter nenhum susto:
- Acesse o site da Serasa, coloque seu CPF e clique em “Continuar”;
- Se você já tiver cadastro, coloque a senha e clique de novo em “Continuar”. Se não lembrar sua palavra-chave, clique em “Esqueci a senha” (nesse caso você receberá um email que explica certinho como recuperar, daí é só voltar para o site e fazer o login);
- Depois de entrar, é só verificar se tem alguma empresa querendo receber aquela parcela atrasada;
- Importante lembrar que, na própria plataforma da Serasa Experian, pode existir alguma proposta para a quitação ou negociação do débito. Se achar que a proposta não é boa, você pode entrar em contato direto com o credor.
Pronto. Agora você já sabe como ver se o seu nome está brilhando e pronto para a próxima compra, se vai precisar economizar um pouco mais, ou até mesmo se precisa dar uma bronca naquele seu primo que pegou carnê no seu nome e nunca mais pagou a dívida.