Você sabia disso? Veja o significado da cor branca na bandeira do Brasil

O significado da cor branca na bandeira do Brasil é um dos elementos que compõem o símbolo nacional, mas nem todos sabem que possui um valor próprio.

O significado da cor branca na bandeira do Brasil é tão importante quanto o azul e verde, mas nem todo cidadão sabia disso. No geral, as bandeiras possuem elementos gráficos e visuais que remetem à história e cultura de uma nação, o que as transforma em importantes símbolos cívicos em todo o mundo.

continua depois da publicidade

A princípio, a versão mais recente foi oficializada como símbolo somente a partir do decreto número 4, de 19 de novembro de 1889. Saiba mais a seguir:

Qual o significado da cor branca na bandeira do Brasil?

As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, amarelo, branco e azul. Hoje, fazemos uma alusão de que a cor branca significaria o desejo pela paz.

continua depois da publicidade

Além disso, os outros elementos gráficos incluem as 27 estrelas distribuídas no círculo central, representando os estados brasileiros e também o Distrito Federal.

Curiosamente, as estrelas são posicionadas e possuem um tamanho específico que corresponde à visão do céu da cidade do Rio de Janeiro na noite de 19 de novembro de 1889, quando foi decretado o modelo atual como a versão oficial da bandeira do Brasil. Além das estrelas, a bandeira possui os escritos “Ordem e Progresso” na faixa branca.

Enquanto o branco significaria o desejo pela paz, o azul representaria o céu e os rios brasileiros. Neste sentido, o amarelo seria símbolo das riquezas naturais do país, com referência ao ouro encontrado no Brasil durante o período da colonização. Por fim, o verde representaria a flora brasileira, como as matas e florestas naturais.

continua depois da publicidade

Originalmente, o losango amarelo sobre um fundo verde remete à bandeira imperial, com símbolos das casas reais. Desse modo, o verde era o símbolo Casa de Bragança, dinastia de Dom Pedro I, e o amarelo, da Casa de Habsburgo, dinastia da primeira mulher de Dom Pedro, Leopoldina.

Com o tempo, essas cores e símbolos foram ressignificados pela sociedade brasileira, então, não se sabe ao certo se as associações atuais poderiam ser as oficiais.