A Língua Portuguesa é extremamente rica e muda o tempo todo, seja em relação aos sotaques e expressões típicas de cada região do Brasil ou quando falamos em mudanças que acontecem com o passar do tempo.
Neste texto, mostraremos algumas palavras que tinham um significado antigamente, mas que hoje têm um sentido totalmente diferente. Confira a seguir:
Veja as palavras que mudaram de significado
Armário
Eis uma palavra extremamente comum em nosso vocabulário cotidiano e que é usada para nos referirmos aos nichos feitos para guardar objetos variados.
Originalmente, no entanto, a palavra era usada para se referir ao local onde se guardavam armas, apenas.
Formidável
Hoje, a palavra indica algo incrível, genial, agradável. Seu uso original, no entanto, era o oposto e indicava algo pavoroso, que deixava as pessoas aterrorizadas.
Sofisticado
Antigamente, a palavra era usada para se referir a coisas falsas que tentavam parecer originais ou verdadeiras. Atualmente, é sinônimo de elegância.
Percalço
A palavra é usada quando queremos falar a respeito de alguma coisa que causa transtorno. Antigamente, “percalço” significava lucro.
Piscina
O sonho de consumo de muitas pessoas nos meses de verão é a piscina. A palavra, na época da Roma Antiga, significava um lago pequeno cheio de peixes.
Autópsia
Hoje, autópsia é sinônimo de necropsia, que é o exame clínico feito em cadáveres. A origem da palavra, no entanto, tinha a ver com uma espécie de autoexame, e não de exame pós-morte.
Emboscada
Eis outra palavra de origem italiana. Antigamente, emboscada significava esconder pessoas ou animais em um bosque. Hoje, é sinônimo de arapuca.
Escapar
A palavra significava, originalmente, algo como “tirar a capa” e, com o tempo, virou sinônimo de fugir.
Assassino
Para nós, assassino é uma pessoa que comete o crime de matar outra pessoa. O termo, no entanto, vem do árabe hassasi e era usado para se referir às pessoas que tomavam uma bebida feita com folhas de maconha.
Restaurante
A palavra se refere ao estabelecimento que vende pratos variados. O termo vem do latim e significava “restaura”, sendo usado para falar sobre refeições revigorantes e que melhoravam o estado físico das pessoas.
Anedota
Chamamos de anedota uma história engraçada, quase uma piada. Antes, a palavra se referia a algo inédito, que seria contado pela primeira vez.