Quanto tempo e quais esforços devem ser feitos em especial para conseguir ganhar a confiança dos gatos? Esses animais possuem mais o instinto selvagem do que os cães. Nas primeiras semanas de vida, os gatos precisam encontrar uma boa acolhida pelos humanos. Caso contrário, sua domesticação ficará mais difícil, pois tornam-se menos sociáveis.
Contexto e tempo
A primeira coisa a ser avaliada para que você consiga entender o seu gato é o contexto em que ele chegou. Se foi um gato adotado, é necessário compreender como ele era tratado e como era o relacionamento com o antigo dono.
Se você não possui essas informações, proporcione ao seu gatinho um tempo para ele ir aos poucos se aproximando. Gatos odeiam pressão. Então, não é bom forçar um contato com ele de forma brusca.
Segurança
Os gatos, quando estão estressados ou com medo, buscam lugares seguros para se abrigarem. Proporcionar esses locais dentro de sua casa ajudará o seu gatinho a obter mais espaço e se sentir seguro.
Assim, aos poucos a confiança dele vai sendo conquistada.
Aproximação positiva
Assim como ocorre no adestramento de qualquer animal, associar sua imagem com coisas positivas para o seu gato fará com que ele sinta que você representa coisas boas. Então, todas as vezes que se aproximar, dê alguma coisa de comida, um brinquedo ou um carinho.
Pouco a pouco, o seu gatinho vai percebendo que você é sinônimo de coisas boas e não representa perigo. Essa é uma das formas de aproximação mais eficazes que se pode ter com um gato.
Não provocar punições
Muitas vezes, em um momento de descontrole, alguém pode punir o gato colocando-o para fora daquele espaço, fazendo ameaças ou assustando. Isso tudo acaba provocando um retrocesso na tentativa de aproximação do seu gato.
Ele entende que aquele ambiente tem se tornado perigoso, hostil e, neste momento, o instinto pode falar mais alto. Por isso, toda vez que o seu gatinho fizer algo que deixe você irritado, lembre-se que ele age por instinto e sem consciência de erro. Evite amedrontá-lo sem razão para que toda a conquista em termos de aproximação não seja perdida.
Estímulos
Gatos que vivem mais presos, sobretudo em apartamentos, precisam ter brinquedos que os estimulem. Manter um gatinho sem estímulos é acarretar o teor de estresse do animal.
Sempre ofereça brincadeiras e muito amor quando estiver mais próximo, lembrando que nunca forçando a barra, deixando que o gato se solte pouco a pouco.