A alimentação, tanto de nossos cães quanto gatos, precisa ser observada para não provocar problemas de saúde nos pets. Nós sabemos que a maioria dos cachorros e gatos fazem uso de ração, mas existem alguns alimentos que são permitidos. Porém, é necessário ter cuidados com a quantidade e frequência com que são dados aos animais. Também vale a pena verificar o assunto diretamente com o veterinário. Até porque cada pet possui particularidades próprias.
Nós preparamos uma lista com alimentos que podem ser servidos a cães e gatos, além da tradicional ração. Um fator importante e que não pode passar despercebido é quanto a qualidade do alimento. É sempre bom observar se o alimento não encontra-se estragado ou contaminado por bactérias.
Alimentos que podem ser dados a cães
Tomates
Os tomates possuem vitaminas A, B e C, além de fibras. Fazem muito bem a saúde de seu cão e devem ser dados crus e sem as sementes. Geralmente, animais grandes e sem o costume desse tipo de alimento poderão não gostar.
Carne bovina
A carne pode ser oferecida ao seu cachorro. Porém, sempre em quantidade controlada. Um detalhe importante é que, nos casos em que a carne esteja crua, é fundamental observar se não ficou contaminada.
Pequenas bactérias na carne podem causar problemas de saúde em seu animal. O mais indicado é servir carne cozida sem tempero.
Batata doce
A batata doce é um alimento que também é indicado para cachorros. Possui vitamina E e muita fibra. Deve ser servida cozida, mas sem o acréscimo de temperos. Uma das propriedades presentes na batata doce – betacaroteno – faz muito bem à saúde dos animais.
Banana
A banana é um dos alimentos que podem ser servidos aos cães e possui grande concentração de potássio, fibras, vitaminas A e C. Porém, a quantidade a ser ministrada deve sempre ser controlada, pois a banana pode provocar obesidade no cão devido possuir grande concentração de açúcar.
O interessante é que a banana pode ser oferecida ao cachorro tanto com casca quanto sem ela.
Cenoura
A cenoura é uma das excelentes opções que os cães gostam muito e pode ser servida crua e descascada. Uma das vantagens é que ela ajuda a limpar os dentes e promove o exercício dos músculos mastigatórios em seu cãozinho.
Algumas pessoas preferem cozinhar a cenoura para oferecer ao cachorro. Caso seja cozida, preferencialmente que seja sem tempero algum.
Alimentos que podem ser dados a gatos
Morango
Se você pretende diferenciar o cardápio de seu bichano, o morango é um dos alimentos que pode ser dado ao seu gatinho. Possui propriedades antioxidantes e é muito rico em vitaminas A, B e C.
Outra função do alimento é sua ação anti-inflamatória.
Melancia
Uma das maiores recomendações para a melancia é no período de calor, já que ela promove a hidratação do gato. Também é muito rica em vitaminas A e C e podem ser dadas ao seu gatinho.
É evidente que a quantidade deve ser controlada.
Ovo
É importante frisar que o ovo deve ser em pouca quantidade e nunca como a principal alimentação; deve ser dado apenas como um petisco. Outro fator importante é não guardar o ovo após descascado e, depois, oferecer ao gato. Isso pode trazer problemas de saúde, haja vista que o ovo, após descascado, pode estragar muito rapidamente.
Ervilhas
As ervilhas podem ser servidas congeladas ou cruas e possuem muitas propriedades que fazem bem à saúde do gato, tais como vitaminas B1 e C. As ervilhas ainda concentram boa quantidade de potássio e ferro.
Salmão
O salmão é um dos alimentos que mais despertam o interesse dos felinos. Isso porque o cheiro e o gosto atraem o paladar e olfato deles. Pode ser ministrado como um lanche para os gatinhos e é rico em ômega 3. Precisa ser servido cozido e em quantidade controlada.