A relação entre seres humanos e cachorros é tão natural e bonita que, muitas vezes, acabamos esquecendo que cães são animais e os tratamos como se fossem bebês humanos, o que é errado em diversos aspectos.
Um dos pontos que exemplificam por que esse tipo de tratamento é nocivo para os doguinhos é a alimentação. Muitas vezes, obviamente sem querer o mal do cachorro, os tutores oferecem alimentos comuns, mas que não são recomendados para esses animais.
Veja, a seguir, cinco alimentos que você jamais deve oferecer ao seu cãozinho. Em caso de qualquer dúvida, não deixe de consultar um veterinário de sua confiança.
Bebidas alcoólicas
Esse é um item óbvio e que, teoricamente, nem precisaria ser mencionado. O problema é que existem algumas trends da internet, nas quais os tutores oferecem bebidas como vinho e cerveja para seus cães. A “brincadeirinha” pode deixar o animal em coma, sabia? Jamais ofereça qualquer quantidade de álcool para o doguinho.
Produtos com cafeína
Essa substância é totalmente nociva para o organismo dos cachorros, então nada de oferecer café ou qualquer outro produto rico em cafeína, como chás, chocolates, refrigerantes e energéticos.
Laticínios
Os cachorros não conseguem digerir o leite de vaca, por isso nunca ofereça queijos, iogurtes e o leite em si. Se o seu cão consumir esses produtos, poderá ficar bem mal e ter quadros de vômito e diarreia.
Abacate
A fruta nunca deve ser oferecida para cachorros, especialmente se estiver com o caroço, que pode provocar sufocamento. A polpa e a casca do abacate podem provocar dores estomacais, vômitos e, em casos mais sérios, pancreatite.
Uvas frescas e uvas-passas
A fruta é extremamente tóxica para o corpo dos cachorros e, se consumida em grandes quantidades, pode causar a falência dos rins do animal. Na dúvida, é melhor evitar oferecer qualquer quantidade.