O Serasa Score é uma ferramenta utilizada pelos bancos, financeiras e outras empresas na hora de conceder créditos, como empréstimos, financiamentos e cartões. Essa ferramenta nada mais é do que uma pontuação que vai de 0 a 1.000.
Quanto maior a pontuação do cliente, maiores são as chances de as instituições financeiras concederem o crédito solicitado, uma vez que a pontuação indica quais as chances do cliente pagar as contas em dia nos próximos 12 meses.
Por isso, muitas pessoas se preocupam em aumentar o seu score na Serasa. E é nessa preocupação que surgem muitos mitos relacionados a como aumentar a sua pontuação.
Um desses mitos é a inclusão do CPF na nota fiscal. Segundo a Serasa, colocar o CPF na nota fiscal não influencia a pontuação do Score, portanto, tal ação não aumenta a sua pontuação.
O que realmente aumenta o score no Serasa?
Como dito, a Serasa não usa o CPF na nota fiscal para formar a pontuação do Score. A empresa utiliza outras informações, quais sejam:
- Contratos e pagamentos de crédito;
- Dívidas negativadas;
- Cadastro Positivo (ou seja, histórico de bom pagador);
- Consultas ao CPF feitas por terceiros.
Como consultar o score na Serasa?
A consulta ao Serasa Score pode ser feita pelo site da Serasa ou aplicativo (Android e iOS). A consulta é feita de forma gratuita. Confira, a seguir, o passo a passo:
- Primeiro, acesse o site ou aplicativo (Android e iOS) da Serasa;
- Em seguida, clique em “Consultar CPF Grátis”;
- Agora, digite seu CPF;
- Informe sua senha. Essa senha é a que você fez no momento do cadastro no site ou aplicativo da Serasa. Caso não tenha feito cadastro ainda, basta preenchê-lo para acessar o seu score na mesma hora.
Pronto. Fazendo esse passo a passo, você consegue ter acesso ao seu score na Serasa.