Você já encontrou as siglas NIS e PIS em algum lugar? Talvez na internet, ou até mesmo nos seus documentos. Pois bem, é fundamental entender se ambas as siglas representam a mesma coisa, principalmente do ponto de vista prático. Com essa informação, é possível identificar a importância de cada dado, e como eles são usados no Brasil.
No geral, são termos que fazem uma simplificação de expressões mais burocráticas. Sendo assim, tanto os cidadãos inscritos em benefícios sociais do Governo Federal como os trabalhadores precisam entender sobre isso no cotidiano.
Saiba mais a seguir sobre NIS e PIS, e entenda se ambas as siglas representam a mesma coisa
NIS e PIS representam a mesma coisa?
Em primeiro lugar, o PIS e o NIS são o mesmo número, mas não significam a mesma coisa. Por um lado, o NIS significa Número de Identificação Social, sendo um dado gerado pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) da Caixa Econômica Federal.
Sobretudo, é por esse número que os cidadãos inscritos em benefícios sociais do Governo Federal são identificados e inseridos em programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil ou o Benefício de Prestação Continuada, por exemplo.
Em contrapartida, o PIS significa Programa de Integração Social e identifica as contribuições sociais de natureza tributária paga por pessoas jurídicas.
No geral, esse número é utilizado principalmente para financiar o pagamento do seguro-desemprego, e também do abono salarial.
Além de referir-se ao programa em que os trabalhadores do setor privado estão inseridos, também refere-se ao número de identificação nos sistemas públicos, em especial o da Caixa Econômica.
Curiosamente, o PIS é também chamado de Número de Inscrição do Trabalhador ou NIT. Para encontrar ambas as siglas, pode-se consultar os canais de atendimento da Caixa, disponível no site da instituição.