A Identidade Jovem (ID Jovem), é um documento gratuito que concede aos jovens brasileiros a utilização de benefícios como a meia-entrada em eventos e assentos gratuitos ou descontos de 50% nas viagens de ônibus interestadual.
Contudo, este direito não é conferido a todos os jovens. Em suma, é necessário o preenchimento de alguns requisitos para poder ter acesso a ID Jovem. Veja a seguir se você se enquadra nas especificações e se pode utilizar esse benefício.
Viajar em ônibus de graça com a ID Jovem: como funciona?
A utilização da ID Jovem, é conferida aos jovens de baixa renda, que configure uma renda mensal familiar de até dois salários mínimos e que tenham entre 15 e 29 anos de idade.
Além disso, os jovens que pretendem ser beneficiários deste programa devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico), estando ele atualizado nos 24 meses anteriores.
Para realizar o cadastro, os jovens devem buscar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de sua cidade. Assim, é preciso levar seus documentos e de todos os residentes da casa, como: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, entre outros.
Após a conferência dos dados, será realizada a emissão do documento da ID Jovem. O cadastro ainda pode ser feito dentro do site do governo, no endereço: idjovem.juventude.gov.br, que permite a emissão da carteirinha. Vale lembrar que a ID Jovem também possui seu próprio aplicativo.
Como comprar sua passagem de ônibus com a ID Jovem?
Para garantir a gratuidade na passagem do transporte coletivo interestadual, além da apresentação da ID Jovem, você deve entrar em contato com a empresa de ônibus.
Porém, é preciso comprar a passagem com no mínimo 3 horas de antecedência da partida. Também não é possível agendar mais de um horário para o mesmo dia e local.
A obtenção da passagem gratuita deve ser feita no guichê físico. Caso você não consiga adquiri-la gratuitamente, o desconto será de 50%, e o pagamento pode ser realizado por qualquer meio que cumpra com as normas da empresa de transporte.
Por fim, todas as empresas são obrigadas a aceitarem a ID Jovem. No entanto, havendo recusa, a companhia deverá apresentar uma justificativa formal com o motivo.