Os trabalhadores do setor privado e também do funcionalismo público que ainda não sacaram os valores referentes ao abono salarial PIS/Pasep, relativo aos anos-base de 2019 e 2020, têm mais uma chance de receber neste ano de 2022.
O prazo inicial para sacar o abono referente ao ano-base de 2019 era entre julho de 2019 e junho de 2020. O prazo para saque dos valores relativos ao ano-base de 2020 é até o dia 29 de dezembro de 2022 — agora, ambos os saques podem ser feitos até essa data.
Como sacar o abono PIS/Pasep
Os valores esquecidos podem ser sacados através de um pedido formal de reemissão. Esse pedido pode ser efetuado das seguintes formas:
- Presencialmente, acompanhado de um documento de identidade com foto, em uma das sedes regionais do Ministério do Trabalho;
- Através de e-mail, pelo [email protected] — é preciso substituir o “uf” pela sigla do seu estado. No caso de um trabalhador da Bahia, por exemplo, o e-mail ficaria [email protected].
Importante saber que, ao pedir a reemissão, o prazo limite para sacar o abono é dia 29 de dezembro. Se o trabalhador não sacar o valor até essa data, deverá realizar o mesmo procedimento de reemissão no ano que vem.
Quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep?
O abono salarial PIS/Pasep é um direito voltado a trabalhadores das iniciativas pública e privada, que recebam um pagamento de, em média, até dois salários mínimos por mês e que tenham trabalhado pelo menos 30 dias nos anos-base.
Para receber, é preciso também que o trabalhador seja inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos, além de ter seus dados cadastrais atualizados pelo empregador no eSocial ou na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para consultar o abono, é possível fazer ligação telefônica para o 158 ou acessar o app da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS).