Lucro FGTS está confirmado para 2023; veja regras gerais e quem recebe

O pagamento do Lucro FGTS será realizado até 31 de agosto de 2023. O saque somente é permitido em condições fixadas em lei.

A Distribuição de Resultado do FGTS, mais conhecido como Lucro FGTS, é uma medida legal que tem o objetivo de incrementar a rentabilidade das contas dos trabalhadores vinculadas ao Fundo.

continua depois da publicidade

O incremento ocorre por meio da distribuição do resultado positivo auferido pelo Fundo, além da remuneração mensal com aplicação da TR mais 3% ao ano.

O depósito da distribuição do resultado nas contas dos trabalhadores é realizado até 31 de agosto do ano seguinte. Para 2023, o Lucro FGTS já foi confirmado. Assim, no próximo ano, os trabalhadores irão receber o rendimento do Fundo referente a 2022.

continua depois da publicidade

Quem tem direito a receber o Lucro FGTS em 2023?

Em 2023, terão direito a receber o lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS), os trabalhadores que tiverem saldo nas contas ativas e inativas do FGTS em 31 de dezembro de 2022.

O valor a ser recebido pelo trabalhador dependerá do saldo que possuir nas contas do FGTS na referida data.

No entanto, os trabalhadores só podem fazer a retirada dos valores referentes ao Lucro do Fundo nas condições fixadas em lei, como por exemplo em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, saque aniversário, entre outras condições.

continua depois da publicidade

Como foi o pagamento do Lucro FGTS em 2022?

Em 2022, 106,7 milhões de trabalhadores que possuíam contas vinculadas ao FGTS com saldo em 31 de dezembro de 2021 receberam valores referentes ao Lucro FGTS.

Segundo a Caixa Econômica Federal, R$ 13,2 bilhões relativos ao lucro do Fundo de 2021 foram distribuídos a esses trabalhadores. O valor representou 99% do resultado do FGTS no período.

Como consultar o saldo do FGTS?

Para saber o saldo de suas contas do FGTS, os trabalhadores têm a sua disposição alguns canais, quais sejam:

continua depois da publicidade
  • Aplicativo FGTS (Android e iOS);
  • Site da Caixa;
  • Internet Banking Caixa, para os trabalhadores clientes do banco.