O programa Auxílio Gás dos Brasileiros é um benefício do Ministério da Cidadania para que as famílias de baixa renda tenham como pagar pelo gás de cozinha. A cada dois meses, o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal e aproximadamente 5,4 milhões de famílias são atendidas.
Os beneficiários são selecionados pelo Ministério da Cidadania a partir do banco de dados do CadÚnico, por isso é necessário manter o cadastro atualizado na plataforma.
Para ter direito a receber o Auxílio Gás, é preciso cumprir alguns requisitos básicos, tais como:
- Ter inscrição atualizada no CadÚnico;
- Possuir renda mensal familiar inferior ou igual a meio salário mínimo por pessoa (R$ 606);
- Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também tem direito ao Auxílio Gás, mesmo que a pessoa não esteja inscrita no CadÚnico;
Importante saber que o benefício dá prioridade de escolha às famílias que tenham mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam sendo monitoradas por medidas urgentes de proteção à vítima.
Outro fator importante é que a inscrição no CadÚnico, embora seja pré-requisito, não garante o recebimento do Auxílio Gás — a única exceção é das pessoas inscritas no BPC, que têm direito a receber o pagamento mesmo que não estejam cadastradas no CadÚnico.
Calendário de pagamento do Auxílio Gás dos Brasileiros
O calendário do pagamento do Auxílio Gás dos Brasileiros segue o mesmo cronograma do Auxílio Brasil. A diferença é que o Auxílio Gás não é pago mensalmente, mas sim a cada dois meses.
Em dezembro, o Auxílio Gás será pago, então, nas seguintes datas, considerando o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS):
- Final do NIS 1: 12 de dezembro;
- Final do NIS 2: 13 de dezembro;
- Final do NIS 3: 14 de dezembro;
- Final do NIS 4: 15 de dezembro;
- Final do NIS 5: 16 de dezembro;
- Final do NIS 6: 19 de dezembro;
- Final do NIS 7: 20 de dezembro;
- Final do NIS 8: 21 de dezembro;
- Final do NIS 9: 22 de dezembro;
- Final do NIS 0: 23 de dezembro.
Para consultar o benefício usando o número do CPF, basta ligar para o número 111, da Caixa Econômica Federal, ou para o 121, do Ministério da Cidadania. A consulta também pode ser feita pelos aplicativos do Auxílio Brasil (Android e iOS) ou do Caixa Tem (Android e iOS).