Foi a partir da chegada dos colonizadores portugueses ao país, em 1500, que os primeiros vilarejos brasileiros começaram a ser estruturados.
Em 1530, os portugueses tiveram receio de perder territórios brasileiros aos invasores ingleses, franceses e holandeses, que não faziam parte do tratado de Tordesilhas, e, por isso, deram início às construções dos centros urbanos.
No começo, existiam apenas alguns povoados instalados em diversos pontos do país, mas, com o passar dos anos, essas regiões foram se estruturando e crescendo. Depois da Independência do Brasil, diversos vilarejos finalmente se tornaram cidades — veja, a seguir, quais são as cinco cidades brasileiras que são consideradas as mais antigas do país:
Cananéia, SP
A cidade de Cananéia, que fica a 265 km da capital São Paulo, foi fundada em 1531 é a mais antiga do país e foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Hoje, a cidade atrai turistas interessados em ver de perto as construções do período colonial, que estão no centro histórico.
Vila Velha, ES
A belíssima cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, foi fundada em 1535 e ainda mantém diversas de suas construções históricas, como o Convento Nossa Senhora da Penha, que é um dos grandes cartões postais do estado.
Olinda, PE
Olinda recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. A apenas 7 km de Recife, Olinda foi fundada em 1535 e é conhecida por ser uma das cidades coloniais mais bem preservadas do país.
Salvador, BA
A capital da Bahia foi fundada em 1549, quando era considerada a capital do Brasil Colônia. Em Salvador, a arquitetura do famoso Pelourinho é quase uma viagem no tempo graças às construções feitas entre os séculos 17 e 20.
São Paulo, SP
Fundada em 1554, a maior cidade do país e também de toda a América do Sul conta com diversas construções históricas, como o Pateo do Collegio e o Triângulo Histórico.