O crescimento dos estabelecimentos pet friendly no país reforçam as normas e leis previstas no país a respeito do passeio com animais.
Em resumo, esses ambientes permitem com que os consumidores entrem com os seus animais de estimação, sendo mais comum ver cachorros em shoppings e cafeterias.
Porém, existem estados em que os cachorros “ferozes” devem usar focinheiras, mas nem todos sabem sobre esse aspecto da legislação.
Sobretudo, essa lei é uma forma de prevenir acidentes envolvendo os animais e outras pessoas, resguardando até os tutores em alguns casos. Mais comumente, raças como o Pit Bull, Rottweiller, American Stafforshite Terrier, Mastim Napolitano, Dobermann são as principais que devem usar focinheiras.
Apesar disso, cada estado possui determinações específicas. Saiba mais a seguir:
Em quais estados os cachorros “ferozes” devem usar focinheiras?
Em primeiro lugar, os estados em que os cachorros ferozes devem usar focinheiras são o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais. Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Além de terminar a utilização de focinheiras, essas regiões demandam que os animais das raças citadas anteriormente também usem coleira, guia curta de condução e enforcador.
Em São Paulo, por exemplo, a lei número 11.531/23003 estabeleceu que a condução dos cães das raças Mastim Napolitano, Rottweiller, American Stafforshite Terrier, Pit Bull e raças derivadas, assim como derivações, utilizem esses equipamentos.
Sobretudo, a regra se aplica aos animais que vão passear em centros de compras ou locais fechados, mas que possuem acesso público, incluindo eventos, passeatas ou concentrações públicas.
No Rio de Janeiro, por outro, além desses itens é obrigatório que o animal seja conduzido e acompanhado por uma pessoa maior de 18 anos.
Além disso, a lei local adiciona o passeio dos cachorros ferozes na proximidade de hospitais, unidades de ensino e ambulatórios, em especial nos casos de animais da raça Pit Bull, Fila, Dobermann e Rotweiller.