Com a aproximação do segundo turno das Eleições 2022, os brasileiros enfrentam uma séria de dúvidas a respeito do voto, mas também sobre a função dos representantes que estão elegendo.
Neste sentido, é comum se perguntar qual é o papel do vice-presidente da República brasileira. Geralmente, esse oficial do Executivo é eleito na mesma chapa com que o presidente.
Sendo assim, é um cargo fundamental para a segurança da democracia e manutenção da governabilidade no país. Portanto, deve-se observar não somente as propostas de campanha, como também os partidos envolvidos na chapa e quem são os representantes para cada posição.
Saiba mais a seguir:
Afinal, qual é o papel do vice-presidente da República brasileira?
Em primeiro lugar, o vice-presidente da República brasileira é o principal representante do Poder Executivo, enquanto o Presidente é o chefe do Poder Executivo.
Sendo assim, o vice-presidente também pode representar o povo em situações importantes para a União, como em casos de viagens democráticas ou missões específicas em outros países.
Além disso, o vice-presidente pode assumir os poderes e comandar o país caso a presidência vague, como em caso de morte do Presidente da República ou impeachment, por exemplo. A princípio, o cargo foi criado em 1891 na história do país, mas posteriormente foi eliminado durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas.
Até o ano de 1967, o vice-presidente era também o presidente do Senado. Curiosamente, esse esquema funciona nos Estados Unidos até os dias atuais.
O vice-presidente da República brasileira também tem o papel de substituir o presidente em compromissos oficiais, assim como na elaboração de políticas públicas e na assinatura de projetos. Portanto, é uma espécie de braço direito do chefe do país.
Desse modo, trabalha auxiliando na tomada de decisões, na manutenção da democracia e é a pessoa de maior confiança do Presidente da República.