Os animais extintos são aqueles que deixam de existir na Terra. Com efeito, as causas mais comuns para a extinção dos animais no Brasil são as mudanças climáticas, desmatamento, caça ou tráfico ilegal de animais.
Nos últimos cem anos, milhares de animais tiveram a sua extinção. Diante disso, é interessante conhecer as principais espécies brasileiras que atualmente vem sofrendo maiores ameaças de desaparecer completamente da natureza, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
1. Onça Pintada
A onça pintada que é encontrada na Mata Atlântica e na Caatinga é um dos animais que vem sofrendo ameaças de extinção, devido a caça predatória e a destruição do seu habitat.
2. Lobo-guará
O Lobo-guará que se encontra nos biomas do Cerrado e do Pampa também está em risco. A ameaça de extinção dessa espécie ocorre pelo desmatamento realizado em seu habitat.
3. Mico-leão-dourado
O mico-leão-dourado que se localiza na Mata Atlântica sofre com a urbanização no seu habitat.
4. Arara-azul-de-lear
A arara-azul-lear que encontra no bioma da Caatinga, vem sofrendo com a destruição de seu local de sobrevivência e com o tráfico ilegal de sua espécie.
5. Peixe-boi-marinho
O peixe-boi-marinho que se localiza nos estados do Alagoas e Amapá estão em risco de extinção. As causas estão relacionadas com a caça predatória e a poluição dos rios.
6. Macaco-prego-galego
O macaco-prego-galego que vive na Mata Atlântica corre risco de extinção devido à ação humana, o desmatamento e a expansão urbana em seu habitat natural.
7. Soldadinho-do-araripe
O Soldadinho-do-araripe é uma ave que habita exclusivamente a região do Cariri, no interior do Ceará. Ele sofre com a degradação do seu habitat natural, através da diminuição dos recursos hídricos.
8. Ariranha
A ariranha, conhecida como lontra gigante ou lobo do rio, está sofrendo risco de extinção. Essa espécie sofre ameaças devido a pesca predatória e poluição dos rios por contaminação de mercúrio.
9. Boto-cor-de-rosa
O boto-cor-de-rosa, que se localiza na Amazônia, sendo o maior golfinho de água doce, sofre com ameaça de extinção por causa da pesca ilegal.