Conforme uma nota divulgada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na terça-feira, 11, o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vai afetar o atendimento das agências do órgão.
No dia 13 de outubro, quinta-feira próxima, os atendimentos serão normais, mas nesta quarta-feira, dia 12, todas as agências do país ficarão fechadas em tempo integral, sem qualquer tipo de atendimento ao público.
Se os segurados precisarem dar entrada em pedidos para receber benefícios, ou se tiverem que emitir extratos, por exemplo, os canais remotos podem ser utilizados normalmente. Ou seja, basta acessar o site do INSS ou usar o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).
Outras formas de atendimento aos segurados
O INSS disponibiliza também o atendimento virtual através do chat “Helô”, pensado para esclarecer dúvidas básicas dos segurados.
Além do chat, os outros meios de atendimento remoto, como o site e o app da instituição, oferecem mais de 100 serviços aos segurados. Todos esses serviços são automáticos e funcionam em tempo integral, incluindo feriados e fins de semana.
Além disso, os segurados também podem entrar em contato com o INSS através do atendimento telefônico. Nesse caso, basta ligar para a Central 135.
Durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, o atendimento telefônico da Central 135 não será realizado por funcionários, mas sim pelo atendimento eletrônico automático, que fornece informações básicas a respeito de benefícios e agendamentos dos próximos atendimentos nas agências físicas do INSS.
Se a ligação para a Central 135 for feita de telefones fixos ou públicos, ela não é tarifada. Se for realizada em um celular, será cobrado o valor de uma ligação local simples.