No geral, quem costuma sonhar com cobra acredita imediatamente que isso é um problema ou um presságio de que algo ruim vai acontecer, como uma situação de engano, traição ou perda. Neste sentido, esse costume decorre da imagem popular que as pessoas possuem das cobras, associando-as a pessoas traiçoeiras.
Entretanto, os sonhos são verdadeiros canais de conexão, autoconhecimento e autorreflexão, porque dialogam diretamente com o que existe no inconsciente de uma pessoa. Sendo assim, entender os símbolos e o que eles significam é uma forma de conviver melhor com esses fenômenos.
O que quer dizer sonhar com cobra?
As cobras na natureza são conhecidas por terem um veneno mortal, mas que também pode gerar antídotos para curar a vítima envenenada e ainda desenvolver medicamentos inovadores.
Para a psicologia, este animal é um símbolo do que há de sombrio no inconsciente humano, aquela parte mais instintiva e defensiva.
Portanto, os sonhos com cobra podem querer dizer que existe algo nos envenenando, agindo de forma destrutiva, como a mordida de uma serpente. Por outro lado, podem ser representantes de um processo de cura, depuração, desintoxicação e restabelecimento da saúde e do equilíbrio.
Dessa forma, são representantes de processos de transformação e limpeza. Em relação à pele das cobras, quando os sonhos têm foco nos aspectos físicos do animal, podemos estar lidando com uma representação inconsciente sobre as mudanças pessoais e toda espécie de desapego que surge no processo de troca natural da pele.
Neste caso, a troca natural da pele para as pessoas representa o ato de deixar ir aquilo que não nos cabe e não nos pertence. Ou seja, é uma forma de ir ao encontro de uma nova versão que irá surgir no final dessa metamorfose. Portanto, sonhar com cobra nem sempre é ruim.