Ainda que seja chamada de “matemática básica”, nem sempre as questões que envolvem cálculos matemáticos são, de fato, tão básicas assim. Se você tem dificuldades com números, talvez já tenha cometido alguns dos erros que listamos neste texto.
Confira, a seguir, quais são alguns dos equívocos mais frequentes quando falamos em fazer contas:
Erros relacionados a sinais
Se você acha que -3² = 9, saiba que isso está errado. Quem está elevado ao quadrado é apenas o número 3 e não o sinal de “-”. Nesse caso, a resposta correta deveria ser negativa também, ou seja, -9.
Erros de resolução
Como você resolveria a seguinte questão? -2x > 6 ?
Geralmente, as pessoas dividem o 6 pelo -2, o que resultaria em x > -3, mas isso está incorreto. Como aqui temos uma inequação, o sinal negativo não pode ser passado para o outro lado. A forma certa de resolver é, então, multiplicar por -1, mudar o sinal negativo e inverter o sinal de >, que agora ficará <.
Agora, temos que 2x < -6. A resposta correta seria x < -3.
Erros de potência
Quando temos que (3x)², não podemos simplesmente transformar a expressão em 3x². O correto é elevar todos os elementos que estão dentro do parênteses ao quadrado. O certo, então, é 9x².
Erros de multiplicação de potências
Outro equívoco comum é na multiplicação de potências. No caso da conta 3² x 3⁵, muita gente simplesmente multiplica o 3 e soma as potências, resultando em 9⁷. O correto é manter a base 3 e somar os expoentes, ficando 3⁷.
Erros de soma de potências
Parecido com o que acontece no exemplo acima, algumas pessoas acham que 5³ + 5 ⁴ = 5⁷, mas esse resultado também está errado. O jeito certo é manter o primeiro 5³ e transformar a segunda parte da soma em 5 x 5³.
Agora, podemos entender que 5³ + 5 ⁴ = 1 x 5³ + 5 x 5³. A resposta é, portanto, 6 x 5³.