A autossabotagem é um mecanismo de defesa que está diretamente ligado ao medo. Dessa forma, consciente ou inconscientemente, este hábito negativo atrapalha a vida de muitas pessoas, por criarem barreiras no momento de alcançar seus objetivos.
Com efeito, é necessário buscar ajuda com um terapeuta para mudar seu comportamento, isto é, modificar a forma de encarar a sua realidade para solucionar o problema.
No entanto, o primeiro passo é reconhecer os 5 fortes sinais indicativos de que você está se autossabotando em seu dia a dia, sendo eles:
1. Procrastinação
A procrastinação é uma das maiores formas de autossabotagem no dia a dia, isso porque a pessoa deixa de realizar suas tarefas importantes.
Assim, a pessoa se prolonga em um ciclo vicioso que se resume em deixar tudo para depois. Dessa maneira, ela não consegue concretizar seus objetivos e termina se sentindo derrotada.
2. Sentimento de inferioridade
O sentimento de inferioridade aparece com a falta de realização dos objetivos pessoais. Assim, a autossabotagem aparece no momento em que a frustração se torna ainda maior, quando a pessoa observa ao seu redor outros indivíduos realizando suas metas de vida.
3. Autocrítica em excesso
A autocrítica constante e o cultivo de pensamentos negativos são também algumas das maiores formas de autossabotagem. Quando deixamos de acreditar em nós mesmos causamos graves danos à nossa saúde mental, o que acaba interferindo no desenvolvimento de diversas atividades cotidianas.
4. Vitimização
Todos possuem problemas em suas vidas, porém agir como vítima nos momentos de contrariedade e dificuldade é também uma forma de autossabotagem. O fato de se colocar sempre em uma posição de incapacidade, gera uma desmotivação e pensamentos negativos que impedem a vida de melhorar.
5. Medo
Não há problema em sentir medo, porém não podemos deixar que o medo controle os nossos objetivos de vida. Dessa forma, é importante acreditar em si mesmo e entender que o medo deve ser passageiro para evitar a autossabotagem no dia a dia.
Sendo recorrente o processo de autossabotagem, busque a ajuda de profissionais, pois este mecanismo pode causar transtornos de ansiedade, depressão, entre outros.