Afinal, cachorro come ração de filhote até qual idade?

No geral, o cachorro come ração de filhote até a idade que atinge a fase adulta, mas isso varia de acordo com cada raça e também o porte dos animais.

No geral, os cachorros possuem um processo de envelhecimento específico para cada raça e porte. Porém, até qual idade o animal pode comer ração de filhote é uma pergunta comum entre os tutores, principalmente por não conhecerem tanto sobre a nutrição dos bichos de estimação.

continua depois da publicidade

Apesar disso, as prateleiras do mercado oferecem produtos destinados a filhotes, adultos e cachorros seniores. Neste sentido, existem sugestões para cachorros de pequeno, médio ou grande porte, pois a necessidade nutricional varia de acordo com as características desses animais.

cachorros também podem ter demência

Foto: Reprodução / Pixabay

Saiba mais informações a seguir:

continua depois da publicidade

O cachorro come ração de filhote até qual idade?

Comumente, os animais possuem gastos energéticos variados de acordo com as fases da vida do cachorro. Desse modo, é isso que explica porque os filhotes parecem tão energéticos e dispostos enquanto os idosos tendem a ser mais dorminhocos e cansam mais rápido das atividades.

Sendo assim, as necessidades nutricionais variam de acordo com a idade canina, e outros detalhes do organismo animal, como o impacto nas articulações e alterações renais. Portanto, o cachorro come ração de filhote até os primeiros 12 meses, mas também depende de cada espécie.

Os cães de porte pequeno, como Yorkshire e Shih tzu tendem a alcançar a fase adulta dentro de 10 meses e tendem a pesar 10 quilogramas neste período de transição.

continua depois da publicidade

Em contrapartida, os cães de porte grande como o Pastor Alemão chegam a essa etapa aos 18 meses de idade, pesando entre 25kg e 40kg.

Além da troca de ração, deve-se adaptar as porções para que os ingredientes consigam atender as demandas nutricionais do cachorro. A principal indicação é que a transição seja gradual, para evitar a rejeição do alimento e outros problemas no sistema digestivo que possam surgir.

Em caso de dúvidas, sempre consulte um veterinário.

continua depois da publicidade