Mais de 63 milhões de brasileiros estão com o nome sujo por não conseguir pagar suas dívidas. Esse número corresponde a 39,71% da população maior de idade do país. O índice é o maior dos últimos oitos anos.
Os dados fazem parte da pesquisa realizada, em julho deste ano, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Com número tão alto de brasileiros com o nome sujo, é normal surgir dúvidas sobre o que se pode ou não fazer quando está com o nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Para esclarecer essa dúvida, o Tudo Bahia preparou uma lista com 4 coisas que você fica proibido de fazer quando está com o nome sujo. Veja a seguir.
1. Quando se está com o nome sujo, você não consegue empréstimo e financiamento
Ao verificarem que o cliente está com o nome sujo, bancos e financeiras costumam negar o pedido de empréstimo ou de financiamento. No geral, quem está com restrições nos órgãos de proteção ao crédito encontra dificuldade em ter crédito aprovado.
2. Quando se está com o nome sujo, outros créditos podem ser suspensos
Como dito, brasileiros com nome sujo geralmente não conseguem empréstimos e financiamentos. Mas, além disso, outras opções de crédito podem ser suspensas pelas instituições financeiras.
Um dos exemplos é o cheque especial que pode ser cancelado. Outro exemplo é o talão de cheques que pode ter sua entrega suspensa.
3. Quando se está com o nome sujo, você não consegue abrir conta bancária
Ao estarem com o nome negativado, brasileiros podem não conseguir abrir conta bancária. Isso vai depender da política da instituição financeira.
Os bancos têm a permissão de negar o pedido de abertura de conta a quem está com o nome sujo, já que essa condição pode indicar que o cliente não conseguirá cumprir com seus pagamentos.
4. Quando se está com o nome sujo, você não consegue adquirir um novo cartão de crédito
O brasileiro, que estiver com o nome sujo, pode ter o pedido de um novo cartão de crédito negado. Isso ocorre pelo mesmo motivo da negativa de uma abertura de conta bancária.
As instituições podem não disponibilizar um novo cartão de crédito, baseadas no fato de que o cliente pode não conseguir honrar com o pagamento.