Se você, consumidor, tem o hábito de pagar suas compras com boleto bancário, é preciso ficar atento. Isso porque, o golpe do boleto falso está sendo aplicado em todo o país e causando prejuízos financeiros às vítimas.
O crescimento desse tipo de golpe nos últimos anos se deve aos vazamentos de dados no país. Quando isso ocorre, os golpistas conseguem ter acesso a informações específicas dos consumidores, como salário, placas de veículos, cheques sem fundo, dados pessoais, entre outros.
Ao ter esses dados em mãos, os golpistas conseguem facilmente emitir boletos falsos, pois inserem nesses documentos informações muito parecidas com as da vítima.
Como identificar se o meu boleto é falso?
Os golpistas têm utilizado tecnologias cada vez mais sofisticadas para aplicar seus golpes. Com isso, os boletos falsos são bastante parecidos com os verdadeiros, sendo, portanto, difícil de um consumidor identificar se está sendo vítima do golpe do boleto falso.
Mas a boa notícia é que existem maneiras de identificar se um boleto é falso ou não e, assim, evitar cair em um golpe. Confira, a seguir, quais são essas maneiras:
- O código de barras do boleto possui falhas? Quando um boleto bancário é falso, geralmente ele possui falhas em seu código de barras, o que dificulta a leitura por parte dos sensores. Com isso, é feita digitação do código de barras de forma manual;
- Os dados do beneficiário do boleto estão diferentes? Quando um boleto bancário é falso, ele pode conter diferenças nos dados do beneficiário, inclusive no nome, que pode estar escrito de forma errada;
- O boleto foi enviado por canal diferente do acordado? Se o boleto bancário for enviado por um canal de atendimento diferente do acordado no ato da compra, é um sinal de que ele pode ser falso;
- O valor do boleto possui um valor diferente? Quando um boleto bancário é falso, ele pode ter sido emitido com um valor diferente da compra. Fique atento.