Motoristas de automóveis devem ficar atentos. É que a partir de 2024, 10 itens de segurança passarão a ser obrigatórios nos carros. O objetivo é reforçar a segurança dos condutores e passageiros dos veículos. O prazo para incluir esses itens vai até 2030.
A medida, inclusive, faz parte do “Rota 2030”. Este é um programa de desenvolvimento da indústria automotiva. Sua função é de minimizar os índices de acidentes de trânsito no Brasil.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, o Brasil é o terceiro país que mais registra mortes no trânsito, ficando atrás somente da Índia e China.
A inclusão dos 10 itens de segurança ocorrerá em duas etapas. Primeiramente, os itens deverão ser incluídos nos novos projetos de veículos. Após isso, os itens serão incluídos em todos os carros zero-quilômetro vendidos no país. As montadoras têm até 2030 para se adequar à nova medida.
Com os 10 itens de segurança, os carros vão ficar mais caros?
Sim. A inclusão dos 10 itens de segurança deverá impactar diretamente no preço dos veículos, principalmente nos populares, já que eles não possuem esses itens. Ao contrário dos carros de modelo mais luxuoso que já possuem a maioria dos itens de segurança que passarão a ser obrigatórios.
Veja quais são 10 itens de segurança serão obrigatórios em carros
Confira, abaixo, a lista completa com os 10 itens de segurança que passarão a ser obrigatórios nos carros a partir de 2024:
- Estrutura de proteção para impacto lateral;
- Sistema eletrônico de controle de estabilidade;
- Alerta para cinto de segurança desafivelado;
- Proteção de impacto ao pedestre;
- Repetidores laterais das luzes de seta;
- Luzes de rodagem diurna;
- Alerta de colisão;
- Proteção contra impactos frontais em utilitários;
- Câmeras de ré ou sensores de aviso sonoro;
- Proteção de impacto lateral contra postes.