A campanha eleitoral de 2022 está perto de sua fase mais importante: o primeiro turno das eleições. A data será em breve, já no próximo domingo, dia 2 de outubro. Como votar não é algo que fazemos com muita frequência, e como sempre temos novos eleitores, é comum que os cidadãos se perguntem: afinal, o que é preciso levar para poder votar?
Para não correr o risco de chegar até o seu local de votação e não poder exercer esse seu direito como cidadão, lembre-se de conferir seus documentos antes de sair de casa.
O que levar para poder votar?
Para votar, o cidadão deve levar:
- Documento oficial de identidade com foto. São aceitos: carteira de identidade (RG), passaporte, carteira profissional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou a carteira nacional de habilitação (CNH);
- Título de eleitor impresso ou o e-Título (Android e iOS).
Lembre-se de que certidões de nascimento ou de casamento não são documentos válidos no dia das eleições.
Na hora de votar, o cidadão NÃO deve levar:
- Celulares na cabine de votação. Se você usar o e-Título, que é um aplicativo de celular, é preciso mostrar a tela do seu celular, claro, mas, na hora de votar, o smartphone deve ficar ao lado do mesário. Na hora de ir embora, lembre-se de pegar o celular novamente;
- Câmeras fotográficas;
- Filmadoras;
- Equipamentos de comunicação via rádio;
- Ferramentas que possam comprometer o sigilo do voto, mesmo que estejam desligadas.
Quem se recusar a deixar o celular sobre a mesa com os mesários na hora de votar, não terá direito a exercer o voto.
Se a sua preocupação for relativa aos números dos candidatos, é de praxe fazer uma colinha e levar, em papel, esses números anotados para não se esquecer deles quando for necessário.
No site do TSE, existe um modelo de cola virtual. Lá, você pode anotar os números dos seus candidatos na ordem exata em que vai votar, imprimir e levar para a cabine de votação.