O Dia da Árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro. A data foi escolhida para acompanhar o início da primavera, que, em 2022, vai começar amanhã, dia 22 de setembro, nos países do hemisfério Sul.
A árvore é, sem dúvida, um dos maiores símbolos da natureza e do meio ambiente. Existem diversas espécies de árvores em todo o planeta e cada uma delas desempenha um papel importante para a manutenção da vida na Terra.
As árvores são essenciais porque estão diretamente relacionadas a algumas funções naturais, como:
- Aumentar a umidade do ar devido à sua capacidade de evapotranspiração;
- Prevenir erosões;
- Produzir oxigênio durante a realização da fotossíntese;
- Regular a temperatura do ambiente;
- Fornecer abrigo e sombra para diversas espécies de animais;
- Produzir frutos necessários para a alimentação humana.
As árvores também são necessárias para diversos tipos de indústria, afinal algumas espécies servem como matéria-prima madeireira e também como fonte de celulose, necessária para a fabricação do papel.
Cidades mais arborizadas no Brasil
Alguns municípios brasileiros se destacam quando o assunto é arborização. Confira, a seguir, algumas das cidades que mais têm árvores em nosso país:
- Goiânia: A capital de Goiás é também a cidade mais verde do Brasil, com taxa de arborização de 89,3%;
- Campinas: A cidade de São Paulo está em segundo lugar quando falamos de cidades verdes no país. A taxa de arborização por lá é de 87,5%;
- Belo Horizonte: A capital de Minas Gerais também é cheia de árvores. O índice de arborização em BH é de 82,7%;
- Porto Alegre: A capital do Rio Grande do Sul empata com Belo Horizonte quando falamos em índices de arborização, ficando também em 82,7%;
- Curitiba: A capital paranaense foi conhecida por muito tempo como a Capital Verde do Brasil. Hoje, a taxa de arborização na terra de Paulo Leminski é de 76,1%.