Cachaça: veja 3 curiosidades incríveis sobre a história da bebida

A bebida surgiu no século 16 nos engenhos do Brasil-Colônia. Saiba mais.

A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo, ficando atrás da Soju, bebida coreana (ocupa o primeiro lugar), e da Vodka (ocupa o segundo lugar). No Brasil, o consumo anual da bebida é de 11, 5 litros por habitante, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a FGV, o país possui 40 mil produtores de cachaça, com uma produção anual de cerca de 1,4 bilhão de litros. 70% dessa produção é industrial e os 30% é artesanal, feita em alambiques.

Parte dessa produção é exportada para 77 países, gerando um lucro anual de U$ 15,6 milhões. De acordo com os dados do Ministério da Economia, os países que mais importam a nossa cachaça são: Paraguai (26,12%), Alemanha (19,79%) e França (12,50%).

continua depois da publicidade

Se você é um fã da cachaça, conheça, a seguir, 3 curiosidades incríveis sobre a bebida.

1. Dia Nacional da Cachaça

O Dia Nacional da Cachaça é comemorado no dia 13 de setembro. A data foi escolhida porque foi nesse dia, no ano de 1661, que a bebida foi oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil.

A liberação somente ocorreu após a Revolta da Cachaça, por meio da qual os produtores da cachaça se revoltaram contra as imposições da Coroa Portuguesa.

continua depois da publicidade

Na época, a Coroa impedia a produção da bebida no país, com o objetivo de substitui-la pela bagaceira, aguardente de vinho típica dos portugueses.

O Dia Nacional da Cachaça tem sido comemorado deste o ano de 2009 pelo setor produtivo, graças a sua instituição pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).

O projeto de lei (PL nº 5.428-B/2009) que estabelece oficialmente o 13 de setembro como o Dia da Cachaça será submetido ao Plenário do Senado Federal.

continua depois da publicidade

2. Produto secundário das lavouras de cana

A princípio, a cachaça surgiu no Brasil-Colônia como um produto secundário das lavouras de cana-de-açúcar. No entanto, o que não se esperava é que a bebida logo se tornasse um dos produtos fundamentais para a economia do país na época.

Nessa época, a maioria das compras era feita na base da troca, já que ainda não existia o dinheiro em papel. A cachaça vendida na África pagava as pessoas escravizadas.

3. Surgimento da cachaça

A cachaça teria surgido entre os anos de 1516 e 1532, em engenhos instalados no litoral entre São Paulo e Pernambuco.

continua depois da publicidade

Porém, a bebida somente seria produzida de forma sistemática, cem anos mais tarde, no século 17.